Por que Odin só tem um olho?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Nas lendas e na arte nórdica, Odin é conhecido por ter apenas um olho. Seu olho perdido é um de seus atributos definidores. Odin voluntariamente deu seu olho como sacrifício. Ele jogou-o no Poço do Conhecimento a mando de Mímir, o chefe que o guardava.

Durante a batalha com os Gigantes de Gelo, vemos Odin pela primeira vez com os dois olhos. Então, o rei Laufey faz uma bola de gelo cravada e arremessa em um de seus oponentes, acertando-o no rosto. Mais tarde, Odin é visto com uma ferida sangrando onde antes estava seu olho direito.

Claro que um ser tão poderoso também possui suas fraquezas. E a maior fraqueza do Pai de Todo é o chamado “Sono de Odin”. Em intervalos periódicos, aproximadamente uma vez por ano, Odin é obrigado a dormir por cerca de uma semana para renovar suas energias divinas.

Apesar de sua idade avançada, Odin ainda é capaz de de feitos incríveis de força. É capaz de levantar cerca de 60 toneladas normalmente, sendo que um asgardiano comum é capaz de levantar 45 toneladas. No ápice de sua forma física e juventude, Odin já foi capaz de erguer até 90 toneladas.

Odin sabe que será morto pelo lobo Fenrir, na Batalha de Ragnarok, quando vários deuses também, incluído seu filho Thor, perecerão.

Thor derrota a serpente gigantesca, mas não resiste ao veneno expelido pela criatura e morre. Odin é assassinado pelo lobo Fenrir, que é morto em batalha por Vidar, o deus da vingança.

Odin

Odin. Odin é o maior dos deuses nórdicos, o pai dos deuses. Odin é representado como um homem velho, mas forte, e vestido com suas armas de guerreiro, pois ele é o deus da sabedoria, da guerra e da morte. Também é conhecido como Wotan na mitologia germânica.

Em certo momento, o guaxinim (que Thor chama de “lebre”) revela que roubou um olho de um cara em Contraxia e o oferece ao deus do trovão. Thor aceita e volta a ter dois olhos.

Thor perde o olho nos quadrinhos
Nas HQs escritas por Jason Aaron, é revelado que o herói perdeu seu olho esquerdo simplesmente por ter ido em busca de poder. Para conseguir os mesmos poderes de Odin, Thor vai até a Árvore de Yggdrasil, mas no processo, ele acaba tendo o seu olho esquerdo queimado.

Odin foi uma divindade presente na religiosidade e nos mitos nórdicos, sendo o mais poderoso entre os deuses nórdicos e nomeado o Pai de Todos.

Apesar de ser um dos heróis mais poderosos do MCU, Thor é disparado o mais forte da mitologia nórdica.

Thor Odinson

Thor Odinson
Filho de Odin, Deus do Trovão e lutador nas maiores guerras de Asgard, Thor é um dos guerreiros mais poderosos do Reino Dourado. Ele possui a capacidade de manipular padrões climáticos, além de possuir super-força e outros atributos físicos de sua raça.

Odin foi o todo poderoso, que tudo vê e tudo ouve, onipotente e onipresente no mundo dos vivos e dos mortos. Era o rei da sabedoria e possuidor do conhecimento de todas as magias. Odin também tinha a capacidade de se transformar em toda e qualquer objeto, animal ou ser humano.

A Religião nórdica (também chamado de Paganismo nórdico) é o termo utilizado para descrever o sistema de crenças comuns aos povos que habitavam muitos dos países nórdicos antes e durante a cristianização da Europa do Norte, num período histórico conhecido como Era Viquingue.

Significado tatuagens de Odin
O Deus Odin é considerado Deus da sabedoria, da magia, da poesia e da guerra. É o chefe supremo do reino de Asgard, onde habitam os grandes deuses nórdicos. Protege os magos e os mortos que se foram em batalha.

Odin é o deus nórdico correspondente a Zeus, sendo o deus supremo e o principal deus do clã dos deuses Asses, que são os deuses mais importantes da mitologia nórdica. Ele também era conhecido como o “Pai de Todos” e “O enviado pelo Senhor da Guerra”.

Thor foi o deus mais popular da religiosidade dos nórdicos, povo que habitava o norte da Europa. O auge da adoração a esse deus se deu no período conhecido como Era Viking, que se estendeu de 793 a 1066. Thor era reconhecido como o deus do trovão, do céu, das tempestades e da agricultura.