Por que origami é muito estudado pelos matemáticos?

Perguntado por: acoutinho6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O Origami possibilita o desenvolvimento da visão espacial pois trabalha fisicamente com a transformação de objetos bidimensionais, como a folha de papel, em outros tridimensionais como caixas, enfeites, animais e pessoas e, através dessa transformação, realizada pelo aluno, ele fixa e aprende os conceitos matemáticos ...

Desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos. Para criar uma figura perfeita, há que realizar os desdobramentos com cuidado e precisão. Por isso mesmo, também melhora a atenção. Desenvolve a paciência e a constância.

Uma das regras estabelecidas na confecção dos origamis é que o papel não poderia ser recortado e colado, apenas dobrado, como uma forma de honrar o espírito das árvores que davam vida ao papel.

O origami é uma arte oriental que consiste em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas. Etimologicamente, a origem da palavra advém das junções dos termos em japonês ori, "dobrar", e kami, "papel".

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses.

A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

A dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a diminuição da frequência cardíaca e o desestresse. O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias coisas faz com que a criança entenda o objetivo e função do trabalho.

A oficina de dobradura de papel tem como objetivo ensinar o participante a aplicar a técnica de dobradura de papel para estimular a habilidade de elaborar e alcançar um objetivo a partir do exercício de origami.

Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. Coincidência ou não, o mesmo lugar em que surgiu o papel! Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido. No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças.

As figuras feitas em origami são carregadas de simbolismos: o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade; e o tsúru, a mais famosa figura de origami, é o desejo de boa sorte, felicidade e saúde.

O cachorro é considerado um origami fácil para quem é iniciante começar a aprender. O bacaca é que além de ser uma dobradura simples de ser feita também é muito fofinha.

O Oribana é a junção de duas artes; a Ikebana, arte de arranjar as flores em estilo oriental e o Origami, a dobradura de papel. No Oribana tudo é confeccionado em papel: vasos, folhas e flores! Além das variações citadas existem outras como: Orijouteria (Origami + bijuterias) e toilegami (Origami com papel higiênico).

Um origami de papel fácil de fazer é o em forma de borboleta, elas trazem como significado transformação, união e novos etapas da vida.