Qual é o origami mais fácil do mundo?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Um origami de papel fácil de fazer é o em forma de borboleta, elas trazem como significado transformação, união e novos etapas da vida.

Papel dobradura
É o papel mais usado para fazer origami, pois como o próprio nome já diz, é próprio para se dobrar. É a melhor alternativa para substituir o papel japonês original.

O Oribana é a junção de duas artes; a Ikebana, arte de arranjar as flores em estilo oriental e o Origami, a dobradura de papel. No Oribana tudo é confeccionado em papel: vasos, folhas e flores! Além das variações citadas existem outras como: Orijouteria (Origami + bijuterias) e toilegami (Origami com papel higiênico).

O registro mais antigo sobre dobradura papel está num poema de Ihara Saikaku datado de 1680, quando a palavra “orisue” (forma arcaica) referente ao origami foi utilizada. A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas.

Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. Coincidência ou não, o mesmo lugar em que surgiu o papel! Porém, foi no Japão que o origami ficou mais conhecido. No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Japão

Muito praticada no Japão, a cultura do Origami japonês, que se desenvolveu desde o período Edo, diferencia-se das outras por cortar o papel durante a criação do modelo ou iniciar com outras formas de papel que não a quadrada, podendo ser retangular, circular, etc.

A lenda diz ainda que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Sony Digital Paper, a folha de papel mais cara do mundo.

Passo 1: Escolha uma folha de sulfite ou de caderno
Se preferir, faça com folhas de diferentes cores. Aqui vai uma dica valiosa: quanto maior a folha, mais fácil é praticar para fazer as dobras.

O origami 3D, é uma forma intrigante de arte em papel. É um tipo de origami onde se cria peças artesanais usando vários unidades triangulares unidas para formar uma peça de artesanato, figura ou boneco.

Além desses, muitos outros conceitos geométricos estão inseridos nas dobraduras como simetria, congruência, ângulos, frações, proporções, medidas. Através delas também é possível fazer demonstrações de fórmulas e relações matemáticas, como a do teorema de Pitágoras, e explorar a construção de polígonos.

O origami, uma arte tradicional de dobrar papel, está sendo adotado como um dos meios de ensino e aprendizagem na Matemática, de modo que os conteúdos possam ser visualizados de forma mais clara aos olhos do corpo discente.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era utilizado para enfeitar o quarto das crianças.

O origami do tsuru simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte. A escolha da Minuto Seguros por tê-lo como seu logotipo se dá, principalmente, pelo significado e mensagem de esperança e paz, além de reforçar a nossa crença de que “as pessoas do bem são a maioria”.

O coração é um modelo de origami fácil que você pode dobrar e dar as pessoas que você ama. Você pode usá-lo para criar cartões e cartões do Valentim. É perfeito para Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, cerimônias de casamento e aniversários de casamento etc.

Desenvolve a paciência e a constância.
Conseguirá aprender dos erros, algo que lhe vai ser muito útil. Melhora a memória, já que tem que contar quantos desdobramentos fez e quantos ainda tem que fazer. Desenvolve a concentração visual e mental ao estar centrado em conseguir a figura de origami.

O KIRIGAMI, técnica mista que, além de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“kiru” – verbo “cortar”), pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobrá-lo para formar as figuras desejadas.

Elas são símbolos da perseverança, força e determinação devido à tendência do peixe em nadar contra as fortes correntezas dos rios para desovar.

O maior símbolo da paz no Dia Mundial do Origami é o grou (guindaste/crane), por causa de Sadako, uma menina de 12 anos, vítima da Segunda Guerra Mundial.