Por que os gatos entram no banheiro com a gente?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A lista de possibilidades incríveis para os bichanos é infinita. Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.

O que significa quando um gato se aproxima de você dessa forma? É provável que a presença de um desconhecido tenha deixado o animal inseguro, porém com o tempo ele pode observar a interação com o tutor e percebeu se tratar de alguém que não oferece riscos.

Beijar o bicho de estimação: pode ou não? A boa notícia é que, com cuidado e higiene, podemos beijar o bicho de estimação sem preocupações nenhuma, uma vez que as chances de transmissão de doenças são muito baixas, principalmente se o pet e o tutor estiverem saudáveis e com a imunidade adequada.

Nossa espécie adora gatos, mas o que eles sentem por nós é algo bem mais difícil de identificar. Comparados aos devotos cães, os felinos parecem razoavelmente indiferentes às aflições humanas.

Não há um consenso em relação a quais cores os gatos enxergam, mas a maioria dos cientistas acredita que eles só possuem receptores azuis e vermelhos. Isso significa que quando o pet observa algo verde, ele provavelmente vê um objeto acinzentado, puxado para outro tom.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

  • Ele te ignora quando você chega. via GIPHY. Publicidade. ...
  • Ele te morde ou arranha quando você vai fazer um carinho. Publicidade. via GIPHY. ...
  • Quer a casa só para ele. via GIPHY. O gato definitivamente sente saudade de quanto era o rei da casa. " ...
  • Não dá a mínima para os seus presentes. via GIPHY. ...
  • Exige que você sirva a ele. via GIPHY.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Gato mordendo por estresse
Ele costuma viver no próprio ritmo: come quando quer, recebe carinho quando pede e brinca com quem se sente à vontade. Por isso, quando algo perturba essa tranquilidade, causando estresse e ansiedade, o pet pode ficar mais agressivo e morder.

Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto são acariciados ou quando se aconchegam em um local confortável para cochilar.

Apesar de a maioria das pessoas pensar que gatos não gostam de carinhos, esses felinos adoram receber carícias. Onde os gatos gostam de carinho mesmo é na parte superior da cabeça, entre as orelhas, e nas costas. Uma das dicas de como fazer carinho em gato é estar sempre com as mãos leves e fazer movimentos suaves.

Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.

Os gatos não têm uma capacidade intelectual igual aos humanos, mas será que eles são capazes de entender alguma coisa que falamos? A resposta é sim! Mas diferente dos cachorros que são capazes de entender alguns comandos, por exemplo, os gatos só entendem quando chamamos o nome deles.

Os gatos têm formas distintas de mostrar que estão com ciúmes, mas os comportamentos mais frequentes são: Escondem-se. Perdem o apetite. Mostram-se irritados ou bufam ao seu “rival”

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.