Por que os passarinhos gritam?

Perguntado por: lalencastro3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O canto é uma atividade muito importante: as aves cantam para se comunicar. Os machos fazem isso para atrair as fêmeas; os filhotes, para chamar a atenção de suas mães. Além disso, cada espécie tem seu próprio canto, que é diferente do das demais.

Pássaros voando baixo: Se você avistar pássaros que normalmente voam em alta altitude voando em altitudes baixas, pode ser sinal de que uma tempestade está a caminho. Acredita-se que quando a pressão cai, voar em altas altitudes torna-se difícil para os pássaros.

Mais tarde, no entardecer, volta a cantoria. É o toque de recolher, para reunir o bando antes da noite. A exceção mais conhecida deste comportamento vem do rouxinol, que canta dia e noite, e aves noturnas e predadoras, como as corujas, que não cantam, mas emitem muitos sons.

Não recompense maus comportamentos
Se lhe gritar, está a dar-lhe atenção, que é o que ela quer. Mais vale dar-lhe com um esguicho de água e colocá-la no escuro durante 20 minutos.

Ignore o papagaio quando ele gritar. É preciso paciência, mas saiba que ignorá-lo quando ele deseja chamar a atenção é o melhor caminho para se evitar os gritos excessivos. Mesmo uma expressão facial pode dar ao papagaio a recompensa que ele procura.

Normalmente, notamos que estes animais cantam por todo o dia, com especial devoção durante os primeiros raios de sol. No entanto, nem todas as aves seguem o mesmo horário de canto. Na verdade, há aves que cantam à noite e com a mesma alegria que cantariam durante o dia.

Através do canto elas se comunicam entre seu próprio grupo social ou com outras espécies. Os motivos pelo qual os pássaros cantam pode ser uma interação social, um cortejo ou um alarde. As interações sociais entre os pássaros através do canto variam de espécie para espécie.

Elas têm o ciclo circadiano regulado pela luminosidade. Ou seja, quando o dia começa a clarear, elas acordam, e começam a se recolher quando o dia escurece.

Durante o dia, as aves noturnas dormem nas árvores, onde ficam protegidas de predadores. Assim, elas conseguem repor as energias em segurança… para voltar a caçar durante a noite! No caso dos urutaus, por exemplo, o comportamento natural de descanso envolve permanecer imóvel por muitas horas.

Quando o passarinho passa frio, ele tende a se esconder em um canto da gaiola para se proteger de correntes de ar e fica com as penas eriçadas para servir de isolamento térmico.

cuco-jacobino

Como o cuco-jacobino anuncia as monções
Existe uma lenda de que esse pássaro vive muitos meses sem água e, quando tem muita sede, chama as nuvens que trazem a chuva. Segundo a lenda, o pássaro só bebe a água enquanto ela está caindo, e nunca do chão.

O canto dos pássaros está ligado ao acasalamento. A cantoria serve para cortejar a fêmea da espécie para a reprodução. Assim sendo, o macho que produz a música que mais agrada aos ouvidos da fêmea, se torna o companheiro dela. Além disso, os sons de pássaros cantando podem estar ligados à caça.

Bacurau. Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

Mesmo com comida no pote, água, carinho e atenção, seu pássaro continua inquieto e piando? Pode ser que ele esteja no meio desse período de acasalamento.

Os passáros, assim como nós, humanos, possuem as chamadas glândulas lacrimais. Essa glândulas é que produzem a lágrima. Só que a lágrima não serve apenas para molhar nossos olhos quando estamos chorando. Elas servem para proteger os olhos de qualquer coisa estranha que entre neles.

Barulho excessivo: um pouco de barulho é normal, faz parte do comunicar das aves. Mas caso tenha percebido um aumento na gritaria, sua ave pode estar estressada.

A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.