Por que os pássaros gritam?

Perguntado por: upacheco . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O canto é uma atividade muito importante: as aves cantam para se comunicar. Os machos fazem isso para atrair as fêmeas; os filhotes, para chamar a atenção de suas mães. Além disso, cada espécie tem seu próprio canto, que é diferente do das demais.

Há vários motivos pelos quais os pássaros cantam. Principalmente ao anoitecer. Por um lado, temos a poluição sonora, que diminui quando começa a escurecer. Além disso, nessa ocasião a temperatura é mais baixa e o vento é mais calmo, o que melhora muito a transmissão do som.

Os ouvidos atentos captam até o som do mar e, mesmo antes de terminar o tempo, ouve-se aquilo que parecia ser um instrumento musical, mais precisamente uma ocarina: “Uuuu – u – uhuhuhuhu.” É uma coruja-do-mato (Strix aluco), uma ave muito activa vocalmente, cujas vocalizações são muito usadas nos filmes.

E, apesar de aprenderem palavras e frases, essas aves não “aprendem” a gritar.
...
São elas:

  1. Sempre manter o animal alimentado e com água limpa;
  2. Limpar a gaiola com frequência;
  3. Dar atenção e interagir com o pet;
  4. Deixar que ele tenha horas de descanso, mantendo-o em lugares escuros e silenciosos durante a noite.

Recompense o pássaro imediatamente após ele parar de gritar. A recompensa deve ser vista como uma resposta imediata ao comportamento desejado, ou o pássaro pode não fazer a associação entre o petisco e o treinamento. Elogie verbalmente o pássaro sempre que for dar uma recompensa pelo bom comportamento dele.

O principal motivo para fazer isso nesses horários é que, nesses momentos, eles são mais ouvidos e, como já foi mencionado, gastam menos energia ao cantar.

melro

Um melro, tordo ou pisco-de-peito-ruivo. Este é o grupo de pássaros mais madrugador: acorda pelas 4h e começa a cantar às 6h30.

CANTO do FIM-FIM (EUPHONIA CHLOROTICA), PURPLE-THROATED EUPHONIA, GURIATÃ-DE-COLEIRA, GATURAMO.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação. De uma forma ou de outra, um passarinho cantando realmente quer ser o centro das atenções!

A vocalização é um fator biológico diretamente ligado ao comportamento das aves em relação ao ambiente. Através do canto elas se comunicam entre seu próprio grupo social ou com outras espécies. Os motivos pelo qual os pássaros cantam pode ser uma interação social, um cortejo ou um alarde.

manaquim

O manaquim macho eleva as asas sobre o dorso e vibra as penas, fazendo-as se chocar 107 vezes por segundo. Com a vibração, as quatro penas do meio se dilatam e emitem o som que lembra um apito.

Na verdade, um periquito chamado Puck detém o recorde de vocabulário entre os pássaros falantes. Ele entrou para o Guinness Book com um vocabulário de 1.728 palavras.

Laboratório cria “Shazam dos Pássaros” Ouvir o canto de um pássaro pode despertar a curiosidade de saber qual espécie está emitindo o som. O Laboratório Cornell de Ornitologia pode ajudar a descobrir.

O poleiro para dormir pode ficar na parte superior da gaiola, em um canto que fique voltado para o lado mais tranquilo do ambiente, de preferência longe de portas e janelas. Assim, depois de tanto brincar, ele poderá ter um sono tranquilo e feliz.

"Para atraí-los, mesmo que a sua varanda seja pequena, você pode oferecer uma bandeja com sementes variadas, como painço, girassol e aveia", detalha o veterinário. Mas não se esqueça de higenizar o recipiente diariamente e de servir apenas alimentos secos, uma vez que a umidade pode causar doenças nos bichinhos.

Essa posição reduz sua capacidade de reagir à presença de eventuais predadores.

A Araponga-da-Amazônia: pássaro que, segundo estudo publicado em 2019, possui o canto mais alto já registrado no mundo. A pequena ave de cerca de 30 centímetros do bico à cauda, pesa cerca de 220 gramas, aproximadamente do tamanho de um pombo-doméstico, vive no topo de montanhas da região Amazônica brasileira.