Por que ouro e maleavel?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Os metais maleáveis são, de uma forma geral, os que têm redução a lâminas delgadas, os que podem ser derretidos, como o ouro, a prata, o ferro, entre outros. O ouro é o metal mais maleável da categoria. Ele não é atacado por nenhum ácido e pode ser encontrado isolado na natureza.

O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.

Observe também que o elemento menos reativo é o ouro (Au), isto é, ele não possui tendência de perder elétrons e oxidar-se, como ocorre com o ferro. Isso explica porque esse elemento é tão durável, não sendo atacado nem mesmo por ácidos isolados.

O ácido nítrico é um potente oxidante que pode dissolver uma quantidade minúscula, praticamente indetectável de ouro, formando íons de ouro. O ácido clorídrico, por sua vez, proporciona íons cloretos que reagem com os íons de ouro, retirando o ouro da dissolução. Isto permite que o ouro adicional continue oxidando.

Uma barra de ouro custa o valor equivalente ao peso em gramas. É assim que os distribuidores vendem o metal. A cotação do dia 31 de janeiro de 2023 era de R$ 316,10 para 1 g. Assim, 1 kg tem o valor de cerca de R$ 316 mil.

Um exemplo claro de oxidação em metais nobres como o ouro abaixo de 9k é o escurecimento que apresentam quando estão expostos a água ou ar por um longo período de tempo, que faz com que as Jóias absorvam a umidade corroendo a superfície causando o escurecimento.

As joias mais valorizadas são aquelas a partir de ouro 18k (75% de ouro). Abaixo desse número, são ligas metálicas fundidas com ouro. Cordões de ouro 24k, por exemplo, podem render ainda mais retorno financeiro, já que é a quilatagem mais pura de todas.

grafeno

Segundo os cientistas, o grafeno tem a capacidade de conduzir eletricidade e calor melhor do que qualquer outro material conhecido. Ele também é o material mais maleável que os cientistas conhecem.

São exemplos de materiais maleáveis os papéis, alguns tipos de plásticos , os fios de cobre utilizados em instalações elétricas e aluminio.

Evite o contato com produtos químicos, perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza, além disso, não é aconselhável tomar banho com nenhum tipo de joia, seja de ouro ou outro tipo de material. Um dos motivos é que o sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.

ródio

O ouro, a prata e a platina são os metais preciosos mais populares do mundo. O mais valioso, entretanto, é praticamente um desconhecido: o ródio. Seu preço cresceu impressionantes 265% nos últimos dois anos.

O ouro tem sido conhecido através dos anos por seu efeito direto sobre as atividades do coração, auxiliando na circulação sanguínea. Beneficia o rejuvenescimento lento dos órgãos, especialmente o cérebro e o sistema digestivo e tem sido usado nos casos de congestão glandular e nervosa e nas falhas de coordenação.

Tem uma dureza de cerca de 2,5 na escala de Mohs (escala vai até 10) que é considerada baixa, por isso é comumente endurecido através da formação de liga com prata e cobre.

O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama, que posteriormente é aquecido.

pirita

A pirita é um sulfeto de ferro que, por sua semelhança com o ouro, é chamada popularmente de "ouro dos trouxas" ou "ouro dos tolos". Ela é, na verdade, até bem diferente do ouro. É bem mais leve que ele, não é maleável e seu brilho costuma ser bem mais forte.

Compostos. Apesar de ser um metal nobre (devido à baixa reatividade e por ser valioso) forma diversos compostos, sendo o tricloreto de ouro (AuCl3) e o ácido cloroáurico (HAuCl4) os dois dos compostos mais comuns do ouro. Geralmente, nestes compostos, apresenta estados de oxidação +1 e +3.