Por que Rebeca cobriu o rosto quando viu Isaque?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.) Saliente que, antes do casamento, tanto Isaque quanto Rebeca demonstraram fidelidade ao Senhor (ver Gênesis 22:6–13; 24:57–58).

Rebeca busca água no poço e segue conforme Eliézer havia mencionado a Deus, confirmando que se trata de quem procura: a futura esposa de Isaque, neta de Naor e Milca! Ele agradece a Deus por tê-lo ajudado, enquanto os homens pedem um abrigo para passar a noite em Harã e, mais uma vez, ela se mostra uma pessoa gentil.

O relato sobre a vida em família de Isaque e Rebeca nos traz uma oportuna lição sobre a administração dos conflitos familiares. Depois da morte de Sara, estando Abraão já muito velho, era necessário tomar providências quanto à continuidade da família da aliança, pois Isaque ainda era solteiro.

Encobrir ou proteger (algo, alguém ou a si mesmo), pondo alguma coisa por cima, diante ou em redor; TAPAR [td. : cobrir a cabeça/o rosto.] [tdr.

Gênesis 32. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

Ela propõe que o filho se passe por Esaú e conquiste a primogenitura. Rebeca decide contrariar a vontade de Deus: ela obriga Jacó a se passar por Esaú para conseguir a benção de Isaque e ficar com a primogenitura.

“6 Isaque, pois, ficou em Gerar.”
Essa terra está no meio entre a eternidade com Deus e a perdição do inimigo. Gerar significa o mundo em que vivemos. Um lugar onde Deus quer nos abençoar, mas que ainda não é o nosso alvo final.

De acordo com os textos de Gênesis, ela deu luz a Isaac aos 91 anos e morreu aos 127 anos, portanto, Isaac teria 36 anos de idade, ou menos, na época da viagem de três dias até o monte do sacrifício.

GÊNESIS 27:1-17, 46
Rebeca intervém na benção entregue ao filho primogênito, por causa da resposta de Deus em Gênesis 26:23, no qual Deus havia lhe revelado que o maior serviria o menor. Estratégica e rapidamente, ela bola um plano e consegue fazer com que Jacó, seu filho preferido, recebesse a benção da primogenitura.

Por 20 longos anos Isaque orou por sua amada Rebeca. Ele tinha 40 anos quando se casou e tinha 60 anos quando Rebeca lhe deu filhos gêmeos: Esaú e Jacó.

Significado: Vem do hebraico Rivqah, que significa laço. Por extensão, “aquela que une”. No Antigo Testamento, é como se chama a esposa de Isaac, mãe do gêmeos Esaú e Jacó.

Jacó era o filho favorito de Rebeca
Algumas pessoas sugerem que Rebeca gostava mais de Jacó do que de Esaú, porque Jacó talvez fosse uma pessoa mais pacata e apegada à vida em família; diferentemente de Esaú que talvez fosse uma pessoa mais independente.

Rebeca provou que era a pessoa ideal ao oferecer água não só a Eliézer (o servo de Abraão que recebeu a missão de encontrar uma moça em Harã para Isaque), como também aos seus camelos. Afinal, se ela foi gentil e bondosa com quem não conhecia, imagina com quem ama?; veja agora 7 fatos sobre Rebeca!

Jacó chorou ao Raquel se casar com ele; nosso Senhor cobriu a igreja com seu sangue, salvando-a. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que jorram dos olhos. As lágrimas de Jacó são apenas a figura do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja dos gentios foi salva.

A ferramenta oculta a identidade de pessoas presentes em uma foto para garantir mais privacidade. Segundo o blog do Signal, a novidade é uma forma de apoiar pessoas em protestos recentes que acontecem nos Estados Unidos.

Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

Mas a foto no espelho, de corpo inteiro, com o celular tapando o rosto pode indicar que algo estará sempre escondido em suas relações. Um segredo inconfessável ou algo parecido. As fotos em preto e branco, geralmente interpretadas como pessoas melancólicas ou depressivas não são exatamente este indicativo.

De repente, no meio da noite, Jacó, o enganador, se põe a lutar com Deus e prevaleceu (Gn 32:22-31). Foi uma noite de luta e confissão. Naquela noite Deus mudou o nome de Jacó para Israel, agora campeão com Deus.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Um amor inesquecível
Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Em Gênesis 24 lemos a história do casamento de Isaque e Rebeca. Esta história do casamento de Isaque e Rebeca é uma figura do Propósito Eterno de Deus, e das Núpcias do Cordeiro Jesus e sua Noiva, a Igreja.