O que Isaque herdou de Abraão?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

O SENHOR respondeu: “Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. Quando chegou a hora de dar à luz, Rebeca descobriu que, de fato, eram gêmeos.

  • Isaac
  • Ismael
  • Jacó
  • José
  • Jisbaque
  • Midiã

(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.) Saliente que, antes do casamento, tanto Isaque quanto Rebeca demonstraram fidelidade ao Senhor (ver Gênesis 22:6–13; 24:57–58).

Por que Isaac não mudou de nome? Porque quem deu o nome para Isaac foi o próprio Criador. Os outros receberam seus nomes de seus pais.

Assim como no Brasil, países como o Chile e a Venezuela têm a tradição de associar a ingestão de lentilha à atração de “boa sorte”. Essa superstição é especialmente difundida na virada do ano, quando o grão se torna um clássico na ceia de Réveillon.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.

Além de oferecer benefícios para a saúde, a lentilha é símbolo de prosperidade e sorte. Uma superstição italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes diz que comer pelo menos uma colher do alimento da família das leguminosas na ceia de Réveillon atrai fartura à mesa durante todo o ano.

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

«A procriação é moralmente privada da sua perfeição própria, quando não é querida como fruto do acto conjugal, isto é, do gesto específico da união dos esposos.

A Bíblia valoriza a maternidade
Quando a Bíblia fala sobre ter filhos, isso é visto como uma bênção. Muitas histórias deixam claro que ficar grávida não é um acidente, mas uma bênção de Deus. Veja, por exemplo, as histórias sobre Sara (Gênesis 18: 9-14), Raquel (Gênesis 29:31; 30: 19-24) e Ana (1 Samuel 1: 1-20).

Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.

Nós recebemos tudo isso assim como Abraão e todos os seus descendentes, que creram na promessa de que Deus enviaria aquele que abençoaria todos os povos do mundo por meio de seu nascimento, morte e ressurreição. Jesus é o descendente de Abraão, através do qual todos somos abençoados pela fé salvadora.

da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

Todas as moças e mulheres deveriam usar ainda em toda Santa Missa e, também, na hora da confissão. Essa visão e compreensão católica estava amparada no preceito bíblico das palavras de São Paulo: Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem.

Quando o véu do Templo se rasgou isso significou que o sacrifício de Cristo abriu o caminho para a presença de Deus. Por causa do pecado, o homem foi separado de Deus. Não havia nada que o homem pudesse fazer para superar essa separação.

Na religião cristã "tomar o véu" significa um afastamento do mundo e uma aproximação de Deus, mas o véu também cobre, nas religiões de tradição semita, o rosto de Deus e foi por esta razão que Moisés cobriu o seu rosto quando falou na Palavra de Deus ao povo hebreu.

Isaque, o sorriso tão esperado
O nascimento do “riso”: O nome “Isaquesignifica “riso” ou “aquele que ri”, e foi dado pelo próprio Deus (Gn 17:19). Curiosamente no capítulo 17 quando Deus prometeu que Abraão e Sara seriam pais, Abraão riu.