Por que se chama guarda-chuva?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ou seja, na Mesopotâmia, região hoje do Iraque, já naquele tempo existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis – contra o Sol, não contra a chuva, até porque, é claro, chuva era algo muito raro naquela região.

1 sombrinha, chapéu de chuva, chapéu, para-chuva, para-água, umbela, umbrela.

A invenção do guarda-chuva tem uma origem incerta, mas os mais antigos dizem que tudo começou na Mesopotâmia, há mais de 3400 anos. Relatos contam que já existiam artefatos que serviam para proteger a cabeça dos reis contra o sol, pois naquela região não costumava chover muito.

No verão não se esqueça de levar o melhor aliado na praia: o guarda - sol!

Observamos que no Nordeste, costuma-se dizer sombrinha para o guarda-chuva quando utilizado para fazer sombra e proteger do sol; já guarda-chuva é mais utilizado para proteção da chuva mesmo. No Sul, observamos que emprega-se a palavra sombrinha para femininos e que costumam ser sombrinhas estampadas.

Como o próprio nome já diz, as Sombrinhas seriam usadas nos dias de sol, para fazer sombra, e os Guarda-Chuvas seriam usados nos dias de chuva, para proteger da chuva.

Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta. Outros exemplos: arco-íris, segunda-feira, porto-alegrense, primeiro-ministro, conta-gotas,etc.

Os mais antigos que se conhecem foram da Mesopotâmia, há 3400 anos. Na Mesopotâmia, região do atual Iraque, há 3400 anos já existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis — contra o sol, não contra a chuva, uma raridade naquele lugar.

Esse aspecto de objeto “divino” chegou mesmo ao Cristianismo. Nas cerimónias litúrgicas existem sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do Papa. Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual.

Escola Angelo Venzon Neto: " Livros, mentes e guarda-chuvas somente servem se os abrirmos..." Quarto Ano Tarde.

Até porque, guarda-sol, nós sabemos usar.

Chocolate Guarda Chuva Tchuca c/50 - Ki Kakau
O tradicional guarda chuva sabor chocolate com gostinho de infância!

Pirulito Zorro - Guarda Chuva de chocolate
O Pirulito do Zorro era um pirulito retangular de caramelo com coco fabricado pela empresa Campineira.

O modelo de guarda-chuva invertido, que abre e fecha ao contrário, é uma adaptação do objeto aos tempos modernos e acaba com situações desconfortáveis comuns nos dias de chuva. A alteração na estrutura do guarda-chuva é ótima principalmente na entrada e saída de automóveis.

Tipos de guarda-chuva e sombrinha

  • Guarda-chuva preto: versátil pra qualquer ocasião.
  • Guarda-chuva estampado: pra um visual divertido.
  • Sombrinha com personagens: ideal pra criançada.

O guarda-chuva invertido traz um mecanismo inovador que permite que a pessoa não se molhe ao entrar e sair de automóveis ou demais lugares. Ao invés de fechar para guardá-lo molhado, basta deslizar a superfície com o botão para baixo e ele ficará invertido e bem mais fácil para ser secado e guardado.

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.

Sim, 7 a n o s! Claro que tudo depende do bom uso e boa conservação do Guarda-Chuva por parte de seu dono.

Um Guarda-Chuva Grande Oferece Maior Proteção, um Pequeno É Mais Fácil de Carregar. O comprimento fechado e área de proteção são pontos importantes na hora de escolher o melhor guarda-chuva. Os portáteis, ou mini guarda-chuvas, podem chegar a ter 20 a 30 cm quando fechados, por isso cabem na maioria das bolsas.

umbrella s (plural: umbrellas)
Um guarda-chuva é conveniente em caso de chuva. An umbrella is convenient in case of rain.