Por que se chama naturalismo?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A expressão surgiu na Europa e foi utilizada inicialmente pelo escritor francês Émile Zola. Ao expor o marco inicial da nova escola literária para o mundo, Zola disse “O Naturalismo, nas letras, é igualmente o retorno à natureza e ao homem, a observação direta, a anatomia exata, a aceitação da pintura do que existe.”.

As características do naturalismo seguem os ideais do realismo, ou seja, estão relacionadas com a percepção da realidade. No entanto, trata-se de um realismo mais exagerado e que abrange sobretudo, os problemas da realidade social e de seus personagens.

Fortemente ligado ao pensamento científico da época e influenciado por Darwin, o Naturalismo procurava estudar o indivíduo enquanto produto da sua hereditariedade (herança genética) e também do meio onde cresceu. O movimento se manifestou através de várias expressões artísticas como a literatura, a pintura e o teatro.

O naturalismo, estilo de origem europeia, foi introduzido no Brasil a partir da publicação do romance O mulato, de Aluísio Azevedo, em 1881. O naturalismo brasileiro, portanto, recebeu as influências do movimento que nasceu na Europa; assim, estava centrado em uma visão cientificista da realidade.

O Naturalismo sofreu forte influência das teorias científicas que dominavam o cenário europeu na segunda metade do século XIX, como o socialismo, o positivismo e o darwinismo. No romance naturalista, o narrador se comporta como um cientista, que observa os fenômenos sociais como quem observa uma experiência científica.

O Naturalismo ou Realismo iniciou-se na segunda metade do século XIX e se estendeu até o início do século XX, na França. Manifestou-se na literatura, no teatro e nas artes plásticas com uma visão contrária à do Romantismo.

  • Jules Bastien-Lepage
  • José Malhoa
  • Alfredo Volpi
  • Christian Krohg
  • Columbano Bordalo Pinheiro
  • André Antoine

O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.

A existência humana é abordada pelos naturalistas de uma forma bastante objetiva e materialista. O homem é, portanto, visto como um produto biológico que age de acordo com os instintos, sendo, pelo naturalismo, comparado com os animais.

O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.

Aluísio Azevedo

No Brasil, Aluísio Azevedo, autor de O Cortiço, é o principal escritor naturalista.

Do outro lado do Atlântico, no Brasil, o escritor Aluísio Azevedo desenvolveu grandes obras naturalistas, como “O Cortiço” e “O Mulato”.

O Naturalismo foi um movimento artístico cultural ligado às artes plásticas, literatura e teatro. O movimento nasceu na França, na segunda metade do século XIX.

Uma pessoa naturalista se preocupa não só com o que come, mas também com a jornada que a comida fez até o prato, a forma de preparo e as consequencias daquele consumo para o corpo e para o mundo de forma geral.

O mulato

Seu destaque no meio literário deu-se em 1881 com a publicação do polêmico romance O mulato, considerado o primeiro romance naturalista da literatura brasileira.

O Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance "O Mulato" (1881), do maranhense Aluísio de Azevedo.

O naturalismo filosófico é caracterizado pela suposição de que não há nada que constitua a realidade além da natureza. Assim, o naturalista precisa demonstrar como conceitos considerados irredutíveis e transnaturais pela filosofia transcendental tradicional podem ser reduzidos a categorias da ciência natural.

resgate do objetivismo com descrições detalhadas; sugerem a representação fiel da realidade; apontam falhas e propõem mudanças de comportamentos humanos e das instituições; substituem os heróis românticos por pessoas limitadas e comuns.

A fotografia naturalista (ou naturalística) vai contra a produção artística. A ideia é captar imagens que retratem exatamente o que o olho humano viu na cena. Ou seja, manipulações e edições são proibidas.

Escrito pelo autor Aluísio Azevedo (1857-1913) e publicado em 1881, O mulato inaugurou o movimento literário Naturalismo no Brasil. O título do livro faz alusão ao personagem principal da obra e a história aborda o enorme preconceito racial que existia no Brasil contemporâneo de Aluísio Azevedo.