Quantos Pericardios temos?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso.

O pericárdio é uma membrana que envolve o coração em sua parte externa, criando uma espécie de parede entre o órgão e o restante do corpo. Dentro dessa membrana, líquidos são armazenados, servindo como lubrificante para o coração, facilitando seus batimentos.

Pericárdio: é uma espécie de saco invaginado constituído de uma camada mais externa, chamada de pericárdio parietal, e de uma camada mais interna, chamada de pericárdio visceral. É este último que adere ao coração e forma a camada mais externa do órgão (epicárdio).

Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos. Além de conferir estabilidade, o pericárdio produz um líquido que fica entre o coração e a membrana, com o objetivo de reduzir o atrito das batidas do coração.

O epicárdio é revestido externamente pelo folheto visceral do pericárdio, membrana que envolve o coração. O epicárdio é formado de uma lâmina de tecido conjuntivo denso revestido externamente (isto é, na face voltada para a cavidade pericárdica) por um epitélio pavimentoso simples – um mesotélio.

Pericárdio seroso
Encontrada entre as camadas serosas externa e interna é a cavidade pericárdica , que contém uma pequena quantidade de fluido seroso lubrificante. O líquido seroso serve para minimizar o atrito gerado pelo coração quando ele se contrai.

O pericárdio é constituído de uma dupla membrana que envolve o coração. A camada externa, pericárdio parietal, e constituído por uma camada densa de feixes colagenos. A camada interna e formada por uma membrana serosa, pericárdio visceral.

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica. O pericárdio é constituído por duas camadas – uma camada fibrosa externa e uma camada fibrosa interna.

Muitas vezes, quando o paciente é diagnosticado com pericardite, é difícil descobrir as causas da condição. No entanto, acredita-se que a pericardite pode surgir como consequência de uma infecção por vírus, bactérias e fungos, de doenças auto-imunes e de tratamentos médicos como a radioterapia, por exemplo.

Histologicamente, o coração tem três camadas de tecido: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

O pericárdio é um saco seroso de tecido conjuntivo fibroso que envolve e protege o coração, separando-o dos outros órgãos do mediastino. Contém liquido pericárdico com a finalidade de proteger o coração contra atritos durante as movimentações das contrações (VAN DE GRAAFF, 2003; DANGELO; FATTINI, 2006).

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.

O derrame pericárdico corresponde ao acúmulo de sangue ou líquidos na membrana que envolve o coração, o pericárdio, resultando no tamponamento cardíaco, o que interfere diretamente no fluxo de sangue para os órgãos e tecidos, e, por isso, é considerada uma situação grave e que deve ser tratada o mais rápido possível.

A artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda ramificam-se a partir da aorta (imediatamente depois que esta sai do coração) para fornecerem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. Essas duas artérias ramificam-se em outras artérias que também fornecem sangue ao coração.

Epicárdio ou pericárdio visceral: é uma membrana serosa muito fina, que adere a superfície externa do órgão. Ele envolve todo o coração e as raízes dos grandes vasos.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio). O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea. Essas características são essenciais na fisiologia cardíaca, visto que é o que possibilita os batimentos do coração, o que impulsiona o sangue na circulação.