Por que ter uma peça de crochê?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Além de charmoso e super aconchegante, o crochê produzido artesanalmente também contribui para a renda de várias artesãs locais! O crochê é curinga na decoração. Além de trazer cor e textura, ele também esquenta todos os ambientes da casa durante as estações um pouco mais geladas.

O tapete de crochê traz uma atmosfera familiar ao espaço. Independentemente do cômodo, é possível incluí-lo na decoração. Por ser executado manualmente e com materiais naturais, sua textura é muito aconchegante, deixando o ambiente mais intimista e acolhedor.

Crochetar ou tricotar acalma, previne doenças degenerativas, reduz o estresse, relaxam, melhoram a autoestima e aumenta a criatividade. Pesquisas comprovam que fazer crochê é uma excelente terapia.

cro·ché |ò|
Malha ou espécie de renda feita com uma agulha de bico terminado em gancho.

O crochê é uma atividade que exige concentração e foco, em uma relação intima entre você e sua agulha. Depois de pegar a prática, então, torna-se um exercício prazeroso, divertido e até mesmo relaxante. Uma modalidade do crochê pode ser a com grampo.

Uma ótima maneira de começar na tendência é usando croppeds, tops e blusas de crochê.
...
Olha só essas opções:

  1. Top Curto de Trico/croche amarelo.
  2. Calça Wide Alfaiataria Cut Out.
  3. Saia Midi Alongada em Laise e com Entremeios.
  4. Top Curto de Trico/croche branco.
  5. Regata Tricot com Franjas.
  6. Calça Jeans Slim Essential.

Já o crochê como conhecemos hoje tem sua origem no século XVI e uma das teorias mais aceitas sobre o seu início mostra que começou na Arábia, no Oriente Médio, alcançando o mundo todo em razão das rotas comerciais do Mediterrâneo, tornando-se extremamente popular em tribos na América do Sul.

Podemos classificar os tipos de linha para crochê em três categorias: fios sintéticos (acrílico, nylon, poliéster), fios naturais (bambu, algodão) e fios animais (lã, caxemira).

Kit para fazer crochê
Quem gosta de fazer crochê sabe a diferença que faz um bom kit com materiais de qualidade, como agulhas de diferentes tamanhos. Assim, aposte nessa dica para agradar aquele seu amigo que gosta desse tipo de trabalho manual.

Mas o crochê só começou a ser fortemente difundido em 1800. A francesa Éléonore Riego de la Branchardière desenhou padrões que podiam ser facilmente duplicados e publicou em livros para que outras pessoas pudessem começar a copiar os desenhos.

Além de tornar os ambientes mais aconchegantes e melhores decorados, os tapetes protegem o piso das casas, evitando riscos comuns ao arrastar ou mudar o móvel do lugar com frequência. Falando em móveis, os tapetes também devem ter uma relação com o mobiliário do espaço, servindo para definir ambientes.

Bem, pode ter três motivos. Primeiro, proteger as pessoas do frio provindo do chão. Contribuir para o conforto termo-acústico dos ambientes. E embelezar espaços – até demarcando certa área de planta baixa.

O que é square de crochê
Também conhecido como quadradinho da vovó, o square de crochê consiste em usar essa técnica para fazer diversos quadradinhos que, em seguida, serão unidos para formar uma peça só – como blusas, colchas, capas de almofada e sousplats de crochê.

Muito além do que um passatempo ou profissão, crochetar conquista cada vez mais adeptos.

A principal diferença entre tricô e crochê está no tipo e na quantidade de agulhas utilizadas. No crochê, é necessário apenas uma agulha, que é caracterizada por possuir um gancho na ponta. Já no tricô é preciso usar duas agulhas que, ao invés do gancho, possuem uma ponta pontiaguda.

Um dos aspectos mais interessantes sobre o crochê é sua durabilidade. Quem já herdou uma blusinha de crochê da mãe sabe que, quando feitas com pelo menos 55% de algodão, esse tipo de peça permanece em ótimo estado mesmo depois de muitos anos. Sim, ainda que lavando na máquina (mas sempre em modo delicado, por favor)!