Por que usar branco na sexta?

Perguntado por: uaparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em homenagem a Oxalá, sexta é dia de branco, dia de reverenciar o Grande Pai, de se vestir de altivez. A roupa branca é uma insígnia, traduz a honra de pertencer ao candomblé e o orgulho de celebrar o maior entre todos os orixás.

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade.

funfun

funfun (aqueles que vestem branco) foram a primeira. família de Orixá a quem Olodumaré deu a existência.

Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental. A cor é, no entanto, utilizada em muitas outras ocasiões, por diversos motivos.

Sexta-feira, dia de usar branco, dia de Oxalá! Indiferente às classes sociais ou religiões é comum no Brasil, às sextas-feiras, as pessoas usarem roupa branca. O intuito tradicional de usar o branco é pedir paz e agradecer as bênçãos da semana.

12 motivos para usar looks da cor branca
1) Cor da inocência, pureza, benevolência e paz. 2) Cor de inícios e recomeços. 3) É relacionado à luz. 4) Minimalista e leve.

Por que os médicos e enfermeiras usam roupas brancas? Além do objetivo de mostrar limpeza e assim transmitir segurança aos pacientes, o branco é uma tradição na área de saúde. Esses são os principais motivos das roupas brancas.

O branco como vimos, é a cor da pureza que se alcança pelo baptismo, pelo que as aves brancas que voam remetem para os crentes na fé de Cristo, limpos do pecado.

Branco. O branco realça a luz de outras tonalidades e cria contraste com a maioria dos elementos. Paz, inocência, clareza, perfeccionismo, tranquilidade e frescor são algumas das associações da cor.

O branco é uma cor fria e significa minimalismo. Remete às questões de simplicidade, clareza, pureza, inocência, paz, status, leveza, higiene e fé. Geralmente, é mais usado como fundo para dar destaque para outras cores. Ao contrário da cor preta, traz aspecto de luz ou vazio.

O astro é verde, por isso essa é a cor associada a sexta-feira.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Os símbolos de Oxaguiã são uma idá (espada), “mão de pilão” e um escudo; o símbolo de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, que o auxilia a caminhar (já que é velho) chamado opaxorô. Ainda na mitologia, Oxalá é proibido de consumir sal, motivo pelo qual suas oferendas são sempre preparadas sem sal.

Exu Lálú é representado pelo igbá funfun (cabaça branca).

A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

A cor branca simboliza não somente a paz, como a pureza, inocência e honestidade. Ao cômodo ela dá a sensação de amplitude e claridade, podendo potencializar as demais cores do ambiente.

O look branco pode ser usado de dia ou de noite, mas é necessário tomar um cuidado extra, já que qualquer manchinha, sujeira ou marca fica mais aparente em roupas dessa tonalidade, comprometendo o resultado do seu visual.

25 de dezembro

É que 25 de dezembro, data estabelecida para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, também é considerada como o dia de Oxalá, a quem representa no sincretismo religioso.

Quem é Oxalá
Oxalá foi o primeiro orixá e é o criador de tudo, inclusive dos seres humanos (que foram criados a partir do barro). A esposa de Oxalá é Iemanjá, juntos tiveram os outros orixás. Desse casamento, também nasceu a linha do horizonte, separando o céu e o mar. Oxalá é chamado pai de todos.

Nesta sexta umbanda, é muito importante que criemos uma grande corrente de boas energias e que procuremos fazer todas as orações acompanhados daqueles que nos amam e querem o nosso bem. A positividade precisa sempre reinar sobre todas as nossas ações e desejos.

Epa Babá ou Exê Babá
Essas palavras dirigidas à Oxalá exprimem um cumprimento com admiração e significam “O senhor realiza” ou “Obrigado, Pai”.