Porque 28 de outubro é dia de Zé Pilintra?

Perguntado por: amota3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

No dia 28 de outubro é celebrado, pela Umbanda, o dia de Zé Pelintra. Zé Pelintra, entidade surgida na região Nordeste do Brasil, é incorporado em terreiros de Umbanda tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Entre as giras de Umbanda, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

No dia 28 de outubro é celebrado, pela Umbanda, o dia de Zé Pelintra. Zé Pelintra, entidade surgida na região Nordeste do Brasil, é incorporado em terreiros de Umbanda tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Entre as giras de Umbanda, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

O Zé Pilintra é um Malandro que teve uma condição de vida dura, sofrida… ele foi negligenciado como ser humano, mas apesar de toda a discriminação que sofreu aqui na Terra, não guardou rancor de ninguém, nem mesmo da pessoa que o assassinou. Muito pelo contrário!

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

O malandro foi assassinado na Rua do Núncio, nas imediações das atuais avenidas Tomé de Souza e Visconde do Rio Branco.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Barroca Zona Sul apresenta samba-enredo de 2022 - 28/11/2021
Escola da Zona Sul homenageia a entidade religiosa Zé Pilintra.

Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras. Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros (pernambucanos), ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum.

As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.

Veja as datas comemorativas de hoje, sexta.

Oferendas boas para Zé Pilintra são. Amendoim torrado, sardinhas fritas, tem que ser sete sardinhas e dentro da sétima sardinha, vai os seus pedidos dentro dela. Você pode fazer farrofa de carne seca, carne do sol frita, linguiça paio de casa do norte frita. E tudo tem que ser dentro de alguidar ou prato de barro.

Acenda a vela a sua frente e encha o copinho de vidro até a borda com a bebida de coco. Inspire fundo e deixe o copo ao lado da vela que está queimando.

Maria Navalha

Se tinha uma mulher que Zé pilintra amava essa mulher sem dúvidas era Maria Navalha. A mulher era tão boa na lábia quanto o homem, enquanto Zé pensava em bater com as pernas no botequim Maria já estava lá sentada a sua espera.

Continuar lendo Qual o mês de outubro?