Como chamar o Zé Pilintra?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Tomai-me, Zé Pilintra, sob a vossa proteção. Desviai de mim os espíritos atrasados e obsessores enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai meu espírito, minha alma, minha inteligência e o meu coração, abrasando-me nas chamas do seu amor por nosso Pai Oxalá.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Acenda a vela a sua frente e encha o copinho de vidro até a borda com a bebida de coco. Inspire fundo e deixe o copo ao lado da vela que está queimando.

Tomai-nos, Zé Pelintra, sob a vossa proteção; desviai de nós os espíritos atrasados e obsessores, enviados pelos nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas. Iluminai o nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e o coração, abrasando-nos nas chamas do vosso amor por nosso Pai Oxalá.

Sinônimo de malandro

  1. Que não trabalha e vive na malandragem: 1 vagabundo, preguiçoso, vadio, ocioso, indolente, molenga, molengão, molengo, parasita, encostado, mandrião, calaceiro, vagaroso, madraço. ...
  2. Que engana com astúcia: ...
  3. Que rouba e não cumpre a lei:

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.

O Dia do Zé Pelintra deverá ser comemorado na cidade do Rio todo dia 7 de julho. Ícone da umbanda, o Zé Pelintra representa uma figura de encantamento, porém foi um revolucionário ao dar novo significado para a arte dos menos favorecidos, que era marginalizada.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Todas as formas de incorporação do Zé Pilintra. São três as formas de incorporação desse guia: o famoso malandro, o baiano e o mestre Juremeiro.

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS.

A Vela Vermelha e Preta, quando está queimando a cor vermelha, tem o sentido de luta; quando esta queimando a cor preta significa vitória sobre o objetivo proposto inicialmente. Utilize esta vela e vença seus objetivos!

A vela preta é usada para neutralizações de energias, absorção de negatividade, pedidos materiais e demais proteções.

6 minExibição em 28 nov 2021 Escola da Zona Sul homenageia a entidade religiosa Zé Pilintra.

Mas qual será o significado de sonhar com Zé Pilintra? Seu sonho significa que grandes oportunidades te esperam. Você está em perfeito alinhamento com seu guia espiritual. Isso significa que está com sorte, porque essa entidade encontrou você e está tentando se comunicar.

Malandro é aquela pessoa que todo mundo acha que não sabe de nada, mas que é mais esperto do que parece. Normalmente, ele observa mais do que fala e age sem se preocupar com a opinião dos outros. Fizemos uma lista com frases de malandro para você pensar se conhece alguém assim ou se é você mesmo o espertinho da turma.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

É boêmio, vive de pequenos golpes, aprecia rodas de samba e não acredita no trabalho como um modo de vida; no entanto, é sensível e sentimental, além de galante, cavalheiro e um amante invejável. Obviamente, não existe uma "teoria da malandragem" que sustente e justifique ideologicamente esse comportamento típico.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Amante de diversos tipos de comida, as suas favoritas remetem ao Nordeste, sua região de origem. Por isso, oferendas com farofa, linguiça, sardinha, abóbora e outros alimentos sempre são muito bem-vindas. Além disso, por causa de seu lado boêmio, uma cerveja bem gelada cai muito bem e agrada bastante a entidade.