Porque a Alemanha participou da Guerra Civil Espanhola?

Perguntado por: afigueiroa . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A Guerra Civil Espanhola foi um prenúncio da Segunda Guerra Mundial, pois alemães e italianos puderam mostrar ao mundo seus armamentos e o poder letal que possuíam. De fato, as armas usadas na Espanha entre 1936 e 1939 foram usadas no conflito mundial, principalmente os aviões de guerra.

A guerra foi travada entre os republicanos, leais à Segunda República Espanhola, urbana e progressista, numa aliança de conveniência com os anarquistas e os comunistas, e os nacionalistas, uma aliança de falangistas, monarquistas, carlistas e católicos liderada pelo general Francisco Franco.

A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 1936 e 1939 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.

O general Francisco Franco — líder dos falangistas, que tiveram apoio militar de Hitler e Mussolini — declara o fim da Guerra Civil Espanhola, com a derrota da República e da Frente Popular, sustentadas pelos democratas e pelas esquerdas. O violento conflito deixa um país destruído e mais de 500 mil mortos.

Pouco tempo após as eleições, o Exército, sob a liderança do general Francisco Franco, se rebelou contra o novo governo. Começava a Guerra Civil Espanhola com uma tentativa de golpe de Estado em 17 de julho de 1936. O conflito trazia de um lado os falangistas e do outro, populares e de esquerda.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Estado espanhol sob Francisco Franco defendeu a neutralidade como sua política oficial de guerra. Essa neutralidade vacilou às vezes e a "neutralidade estrita" deu lugar à "não beligerância" após a queda da França em junho de 1940.

Após quase três anos de conflito bélico a Guerra Civil Espanhola, considerada uma das mais violentas e cruéis da história, terminou com a vitória dos falangistas, que conseguiram derrubar o Governo Republicano do poder.

O Dia D é também chamado de Operação Overlord e promoveu o desembarque de soldados Aliados nas praias da Normandia, no Norte da França. O objetivo dessa operação era libertar a França do domínio nazista e pressionar a Alemanha com outro front de batalha.

As causas da Guerra Civil Espanhola foram: Chegada dos comunistas ao poder na Espanha influenciados pela União Soviética. Crise econômica e política que ameaçava a ordem social. Fortalecimento do movimento nacionalista, liderado pelo General Franco com apoio dos nazifascistas.

A Secessão oficialmente terminou em maio de 1865, com a derrota dos sulistas, sua reintegração à União e com a abolição definitiva da escravidão no país.

Causas da neutralidade espanhola
Densidades populacional na Espanha por províncias em 1900. Observa-se que era um país com pouca densidade em comparação com outros países europeus e que a maioria da população se encontrava em Madri e nas regiões costeras.

Francisco Franco, que recebeu apoio de Itália e da Alemanha durante a Guerra Civil Espanhola, tratou de retribuir a ajuda apoiando esses regimes fascistas que integravam um dos grupos durante a guerra.

Há 80 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado brasileiro no século 20. Durante 85 dias, paulistas lutaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.

Por razões estratégicas, Adolf Hitler fez repetidas garantias, antes da eclosão da II Guerra Mundial, de que a Alemanha respeitaria a neutralidade suíça no caso de um conflito militar na Europa.

Em 1807, a Espanha vivia uma situação de instabilidade política e corrupção, e o rei Carlos IV era considerado incompetente para governar o país. Napoleão, agora imperador de França, decidiu explorar as tensões na corte espanhola.

O Holocausto refere-se especificamente à perseguição sistemática, patrocinada pelo Estado nazista, e ao assassinato de 6 milhões de judeus entre 1933 e 1945. Contudo, houve milhões de outras vítimas de perseguição nazista que também foram assassinadas durante esse mesmo período.