Quanto a Alemanha pagou depois da Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Após a Segunda Guerra Mundial, de acordo com a Conferência de Potsdam, realizada entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, a Alemanha teve que pagar aos aliados 20 000 milhões de dólares, principalmente em máquinas e fábricas, mas o que foi planejado não ocorreu devido a recusa americana a financiar a URSS.

Segundo a revista, pelo Tratado de Versalhes, imposto pelas potências que venceram o conflito, a Alemanha, declarada a única culpada, deveria pagar como reparações 269 bilhões de marcos de ouro, equivalentes a 96 mil toneladas de ouro. Em 1929, um acordo reduziu essa dívida a 112 bilhões de marcos de ouro.

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares.

O jornal "Frankfurter Allgemeine" disse nesta quarta-feira (31) que foi discutida uma compensação de 28 milhões de euros (R$ 146 milhões); dos quais o governo federal cobriria 22,5 milhões de euros (R$ (117 milhões) .

A Alemanha afirma que a Polônia renunciou às reparações de guerra em 1953 e que confirmou esta posição em várias ocasiões. Berlim manteve os mesmos argumentos diante dos pedidos de indenização levantados no passado pela Grécia.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas no final da década de oitenta, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.

Devido às ideologias de guerra, às disputas entre a União Soviética e os seus aliados e ao legado deixado pela Primeira Guerra Mundial, a Alemanha rendeu-se efetivamente duas vezes.

O sustentáculo da economia alemã são as empresas de pequeno e médio porte, mais de 99 % do total. Elas complementam as grandes empresas do DAX (índice do mercado alemão), negociadas principalmente na bolsa de valores de Frankfurt, o mercado financeiro mais importante da Europa continental.

As consequências da guerra foram a Alemanha sendo acusada de ser a grande culpada pelo conflito, o domínio dos Estados Unidos e o fim da Era dos Impérios.

O fato que deu início à Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914, na capital da Bósnia, Sarajevo. Francisco Ferdinando era herdeiro do trono do Império Austro-húngaro e foi assassinado pelo militante da organização secreta sérvia Mão Negra, Gavrilo Princip.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e contou com a participação brasileira a partir de 1944, com o envio de aproximadamente 25 mil soldados, que lutaram no fronte de batalha do norte da Itália.

Entre 1933 e 1939, a receita total do governo alemão somou 62 bilhões de Reichsmarks, enquanto seus gastos, dos quais 60% representavam despesas relacionadas à remilitarização, ultrapassavam 101 bilhões, o que aumentou a divida nacional, a qual chegou a alcançar o valor de 38 bilhões.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.

A contenda deixou cerca de 45 milhões de mortos, 35 milhões de feridos e três milhões de desaparecidos. Calcula-se que o custo total da Segunda Guerra Mundial chegou a 1 trilhão e 385 bilhões de dólares.