Porque a carne de porco é considerada impura?

Perguntado por: imoraes2 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.

29 Estes também vos serão imundos entre as criaturas que se arrastam sobre a terra: a doninha, e o rato, e o lagarto segundo a sua espécie, 30 E o geco, e o crocodilo da terra, e a lagartixa, e o lagarto da areia e o camaleão.

Igualmente nas religiões do Livro (judaísmo, cristianismo, islamismo) o símbolo do javali ou porco encerra um lado negativo. É frequentemente associado à ferocidade, à força cega selvagem, à crueldade, à luxúria e à gula. Também está relacionado com o diabo e as forças obscuras do mal.

Entretanto o Novo Testamento indica a importância da santidade e da pureza (em todas as áreas da vida), que é a identidade de um santo. Restrições alimentares, portanto, já não são necessárias. Por isso, não há problema algum em o cristão comer carne de porco.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

Podem comer, portanto, dos seguintes: gafanhoto, locusta, saltão e grilo, em qualquer das suas espécies. Mas os outros insetos que andam com quatro patas devem considerá-los imundos.»

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

Animais limpos são os animais que Deus determinou para o Seu povo que seriam escolhidos para comer e para usar para sacrificar a Ele. Tanto os sacrifícios quanto quais animais são limpos e quais impuros vieram a ser delineados posteriormente por escrito na Lei de Moisés (como por exemplo, em Levítico 11).

Segundo ele, pesquisas mostram que o Tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elasHanseníase, Leishmaniose e Doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.

Na Nigéria, tem uma estreita relação com os espíritos, atribuindo-lhe o papel de herói civilizador. Acreditam que o porco ordenou o primeiro sacrifício aos espíritos. Para o povo kikuyu no norte da África, o porco é considerado inventor do fogo.

[Gíria] Pessoa malvada, imoral, sem escrúpulos.

A carne de porco (ou carne suína) é todo tipo de carne obtida a partir do porco doméstico (Sus domesticus). É uma das carnes mais consumidas do mundo, com evidências de pecuária suína que datam de 5000 a.C..

O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite.

Até hoje precisamos tomar certos cuidados e acredito que é por isso que essa carne era vista como imunda no Antigo Testamento. Mas hoje não é pecado comer carne de porco, porque, quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele nos purificou de um modo que nenhuma lei cerimonial consegue.