Porque a data do Carnaval muda todos os anos?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A mudança acontece todos os anos porque a Igreja Católica considera a data da Páscoa, as estações do ano e o calendário lunar. A data da festa deve ser 47 dias antes do feriado religioso e a terça-feira de Carnaval é 40 dias antes do Domingo de Ramos e depende do equinócio.

Para calcular a Terça-feira de Carnaval, basta subtrair 47 dias do Domingo de Páscoa. Para calcular a Quinta-feira de Corpus Christi, soma-se 60 dias ao Domingo de Páscoa.

O Carnaval foi incorporado no calendário católico para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia que começa a abstenção de carne entre os católicos — que dura 40 dias. Ou seja, a festa marca o período de liberdade anterior à Quaresma, que vai até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

Isso acontece porque, mesmo sendo uma festa pagã, a data do carnaval tem relação com um feriado cristão. As comemoração devem acontecer 47 dias antes do domingo de Páscoa — que, em 2023, será no dia 09 de abril.

A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa.

O mês de abril será de alívio para quem esperava uma folga prolongada - serão duas - e com direito a 'rasgar a fantasia' no carnaval fora de época, que seria no fim de fevereiro e foi adiado por conta da pandemia do novo coronavírus e o avanço da variante ômicron.

Quando acontece o carnaval em 2023? O carnaval 2023 ocorrerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça respectivamente. Em alguns locais, a quarta-feira de cinzas (dia 22) também é dada como feriado (apesar de formalmente ser ponto facultativo).

A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”.

Atualmente, o Carnaval é a festa mais popular do Brasil e é comemorado em data móvel, que é influenciada pela data que determina a Páscoa. A Terça-feira de Carnaval é comemorada exatamente 47 dias antes do Domingo de Páscoa. As próximas datas para a Terça-feira de Carnaval no Brasil serão: 2020: 25 de fevereiro.

A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis.

Mas, por que sempre na quinta? Todos os anos, o Carnaval, Páscoa e Corpus Christi acontecem em datas diferentes, porque são datar interligadas. As comemorações dependem de quando a Páscoa será realizada. Para decidir o dia, os responsáveis consideram o domingo seguinte à primeira Lua Cheia depois do dia 21 de março.

A palavra carnaval vem do latim carne levare, que significa “afastar-se da carne”. O termo começou a circular por volta dos séculos XI e XII e se referia à véspera da quarta-feira de cinzas, época em que se iniciava a abstenção da carne.

O carnaval teria tido suas primeiras raízes na Antiguidade, entre o Egito e a Grécia, em uma comemoração popular que vibrava com a chegada da primavera. A festa marcava o fim do longo inverno e suas vegetações mortas.

O termo “carnaval” deriva do termo em latim “carnis levale”, que significa “retirar a carne” e tem relação com a função da festa em suas origens. Tradicionalmente, o Carnaval tem como mote a ideia de subversão da ordem, na qual as coisas deixam de ser como são, para, temporariamente, assumirem seu inverso.

São Francisco de Assis

Este período foi criado por São Francisco de Assis em 1224 em homenagem ao Arcanjo Miguel. Durante a quaresma também devem ser feitos serviços religiosos como jejuns e orações.

Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1–11, Lucas 19:28–44 e João 12:12–19).