Que data foi inventado o carnaval?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

O primeiro baile aconteceu em 1840, no Hotel Itália, no Rio, ao som de valsas, quadrilhas e habaneras. Em 1845, os ricos aderiam à polca tcheca e os negros dançavam jongo. Em 1848, o sapateiro português José Nogueira de Azevedo Prates, o Zé Pereira, saiu por aí tocando bumbo. Deu origem aos primeiros blocos de rua.

Na Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como Carnaval. As Sacéias eram uma celebração em que um prisioneiro assumia, durante alguns dias, a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas.

Origem do Carnaval: como surgiu a festa
A origem do Carnaval está nas festas aos deuses da Antiguidade. Na Babilônia, se realizava a comemoração das Saceias, onde era permitido que um prisioneiro assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração.

O Carnaval surgiu na Idade Média como um período de celebrações antes da Quaresma. Apesar de ser uma festa bastante secularizada, o Carnaval, na forma como o conhecemos, surgiu como uma celebração cristã.

O termo “carnaval” tem origem no latim “carnis levale” que significa “retirar a carne”. A Igreja Católica instituiu esse período de jejum que devia ser praticado durante a Quaresma com o objetivo de controlar os prazeres mundanos.

A Páscoa, assim como o Carnaval, não tem uma data fixa como outros feriados do país —e uma coisa está totalmente relacionada à outra. Para definir a data do Carnaval, antigamente uma folia pagã, é preciso saber em que dia será a Páscoa, data que entre os cristãos marca a ressurreição de Jesus Cristo.

Durante o Carnaval medieval, era comum a realização de apresentações teatrais na rua, desfiles com carros alegóricos, festas com máscaras. As brincadeiras também aconteciam, e muitas eram atos de zombaria pública, em que uma pessoa era publicamente humilhada perante sua comunidade.

O carnaval é apenas 1 dia. Como a festa acontece sempre em uma terça-feira, a segunda-feira torna-se uma “ponte” inicial para o carnaval, e a quarta-feira é onde termina a “ponte”. Por isso, muitos pensam que o carnaval dura 3 dias.

Desfiles de escolas de samba, trio elétrico, frevo e muitos mais podem ser encontrados pelas cidades do país.

O Carnaval é uma festa móvel que ocorre anualmente em datas diferentes, pois sua data está relacionada com o calendário religioso da Quaresma, que é baseado na Páscoa. O Carnaval acontece sempre 47 dias antes do domingo de Páscoa.

O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano. A força do Carnaval se revela cada vez maior com o passar dos anos!

O carnaval faz parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e do incentivo à organização popular”, explica. Ela destaca que os enredos de samba, por exemplo, são ricos em dados da história brasileira.

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data extremamente importante do calendário religioso católico. Essa data marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma em diversos locais de tradição religiosa cristã. É tradicional na Igreja Católica que missas sejam realizadas durante esse dia.

As primeiras manifestações carnavalescas de que se têm notícia em território brasileiro acontecerem no período colonial, por influência dos colonizadores portugueses. De lá, herdamos uma tradição chamada entrudo, uma festa que era celebrada basicamente pelos escravos.

1 – Vamos fazer da vida um grande Carnaval! 3 – Felicidade pra mim é um dia de sol no Carnaval. 4 – Que a alegria do Carnaval dure o ano inteiro! 5 – Carnaval é para ser feliz!

Como o samba é um dos principais elementos do carnaval, a figura do sambista simboliza a música e a dança carnavalesca. O sambista canta, toca e dá ritmo à festa. Os confetes e serpentinas são usados no carnaval há muito tempo. São elementos de diversão, além de dar um colorido todo especial a festa.

A Igreja Católica incorporou o Carnaval em seu calendário, para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia em que se inicia a exigência da abstenção de carne, ou jejum quaresmal. Assim, a festa marca os três dias que antecedem a abstinência de carne requerida pela quaresma.