Porque a embalagem a vácuo perde o vácuo?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A perda de vácuo em embalagens de produtos cárneos curados cozidos embalados a vácuo basicamente ocorre em dois momentos: no processo de envase do produto por furos, defeitos de selagem ou manuseio impróprio e durante o tempo de vida útil do produto devido às interações produto-embalagem, condições de armazenagem e ...

A carne resfriada embalada a vácuo deve ser conservada sob temperatura de refrigeração (2 a 7°C) e, uma vez aberta, ela deve, preferencialmente, ser consumida de uma única vez. Caso seja fracionada para consumo, deve ser mantida na geladeira e preparada e consumida brevemente (em até 72h).

O que é a embalagem a vácuo? Utilizando seladoras a vácuo, o produto contido dentro dessas embalagens passam por um processo onde todo o ar dentro do saco e do produto é removido. Esse procedimento evita com que qualquer microorganismo que iria deteriorar a carne se desenvolva, destruindo-os imediatamente.

Sistemas de conservação como refrigeração, congelamento e liofilização, usando condições especiais de umidade e de temperatura (a um custo relativo), são mecanismos para atenuar e impedir estas alterações.

As embalagens a vácuo impedem que líquidos como o sangue de carnes ou o tempero acabem vazando. Além de evitar que seu produto fique com a aparência melada e seja preterido pelo consumidor, a embalagem melhora muito a aparência do produto e evita que insetos como moscas pousem sobre os alimentos.

Ainda existem dúvidas sobre quais tipos de alimentos podem ser embalados a vácuo e a resposta é: praticamente todos. Como a conservação a vácuo não requer adição de conservantes ou produtos químicos, quase todos os alimentos podem ser embalados dessa forma.

O uso da embalagem selada a vácuo foi eficiente em retardar o endurecimento, o escurecimento e em manter a qualidade nutricional da cultivar Pérola, durante o armazenamento por oito meses, em condição ambiente.

É possível esquentar a comida no micro-ondas ou em banho-maria. Achei muito saboroso e com gosto de comida fresca.

Sem vácuo: Como explicado anteriormente, a carne vai perder sabor devido aos cristais de gelo e perda de nutrientes. Nesse caso, a carne congelada, sem estar no vácuo, vai ter uma qualidade inferior se comparada à antes de ter sido congelada.

Atenção: carnes embaladas à vácuo costumam ter um cheiro mais forte quando abertas, porém ele não deve permanecer no alimento, caso você abra o produto e o cheiro forte e incômodo persistir, ele, provavelmente, está estragado.

O cheiro forte e a coloração amarronzada são características normais das carnes embaladas a vácuo. Essas particularidades também são explicadas pela ausência total de oxigênio nas embalagens. O processo que justifica a alteração da cor é reação química em que a oximioglobina é transformada em desoximioglobina.

A carne embalada a vácuo deve ser congelada sem ser retirada da embalagem até o momento do preparo. Carnes compradas a granel devem ser armazenadas em sacos plásticos adequados para o congelamento, tendo o cuidado de retirar o ar do saquinho o máximo possível.

Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp.

Embora a embalagem a vácuo por si só seja capaz de prolongar a vida útil da carne, ela é sempre recomendada e mesmo necessária do ponto de vista sanitário, complementando-se com refrigeração (4°C a 7°C) ou congelamento ( -18°C ou mais frio).

A embalagem a vácuo é ideal para as carnes e alimentos embutidos pois a retirada do ar de dentro da embalagem, funciona como um controle microbiológico eliminando alguns organismos aeróbios que dependem do oxigênio para sobreviver.

Para entender de maneira simples como funciona uma bomba de vácuo, é pensar na ação simples de uma bomba de água manual. Um lado da câmara se expande para puxar o ar do outro lado no seu interior. Em seguida, a câmara fecha e o ar é esgotado.

As bombas de vácuo são capazes de atingir os vácuos através da exaustão de moléculas de gás para fora da câmara ou por condensação das moléculas para criar um vácuo de luz.

Basta pressionar o saco com as mãos para retirar o ar e reduzir o volume.

Confira o nosso passo a passo de como usar uma Seladora a Vácuo Portátil.

  1. Acomode os alimentos dentro da embalagem. ...
  2. Abra a barra de selagem e puxe o bico de sucção. ...
  3. Insira a embalagem. ...
  4. Acione a seladora a vácuo. ...
  5. Retire o alimento selado da máquina.

Use a fita adesiva para selar o orifício no saco logo após remover a mangueira de vácuo dele.