Porque a energia não pode ser suja?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

- Causam poluição ambiental, principalmente do ar, gerando problemas de saúde nas pessoas. Os habitantes de grandes centros urbanos são os que mais sofrem estas consequências. - São os principais causadores do aquecimento global do planeta e das mudanças climáticas.

Antes de adentrar no objeto deste artigo, imperioso conceituar o que denominamos de “energia suja”. Pode ser considerada aquela que causa poluição, danos à saúde, contribui com o aquecimento global e com a mudança climática, e são utilizadas através do carvão mineral, petróleo, carvão vegetal, etc.

São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

Tem esse nome, pois seu uso geralmente gera poluição do ar. Estas fontes sujas de energia são usadas, principalmente, para a geração de energia elétrica (caso das usinas termelétricas que usam carvão mineral) ou em meios de transportes (caso da gasolina e diesel).

Esse tipo de energia também é chamada energia suja, pois o uso desses recursos causa prejuízos ao meio ambiente e também ao homem, bem como a destruição de ecossistemas, efeito estufa, aquecimento global, dentre diversos outros transtornos. Essa é uma das desvantagens das fontes de energia não renováveis.

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, divulgadas no início de 2020, as fontes de energia limpas respondem por 83% da produção nacional. A participação é liderada, atualmente, pela geração hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Quais são as melhores fontes de energia limpa?

  • Energia eólica. Essa energia é gerada a partir do vento, que faz girar as pás de uma turbina. ...
  • Energia solar. A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta. ...
  • Energia hidrelétrica. A energia hidrelétrica é o tipo de energia renovável mais comum.

De modo geral, a tecnologia é considerada limpa, uma vez que praticamente não emite gases de efeito estufa, que fortalecem o aquecimento global. O grande problema ambiental – e também social – causado pelas hidroelétricas é a necessidade de represar os rios.

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Um modo de geração de energia mecânica ou elétrica é considerado limpo se não liberar substâncias poluentes para o meio ambiente.

As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.

Para saber mais detalhes sobre o que é energia e quais os tipos dela, acompanhe o Dicas Tenda.

  • Energia térmica. Esse tipo de sistema está diretamente relacionado à temperatura e ao calor. ...
  • Energia elétrica. ...
  • Energia mecânica. ...
  • Energia radiante. ...
  • Energia química. ...
  • Fontes de energia renováveis. ...
  • Acompanhe as novidades do Dicas Tenda!

Dentre as principais vantagens da energia limpa, vale citar: Redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global. Menor impacto ambiental, pois a energia limpa – especialmente as fontes alternativas, como a solar e eólica – exige menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida.

No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica). Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas, a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.

Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural
O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.