Porque a flor-da-fortuna morre?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Dado que o flor-da-fortuna é uma planta resistente à seca, é possível que folhas murchas sejam um sinal de excesso de água.

As condições de cultivo mais adequadas
Luz: o kalanchoe requer luz solar para crescer adequadamente. 3 ou 4 horas diárias é mais do que suficiente. Assegure-se de que não recebe luz solar direta, pois um excesso de raios do sol pode ter consequências negativas (queimaduras nas folhas).

“A espécie precisa de exposição solar direta para se desenvolver, mas deve-se evitar as horas mais quentes do dia, pois as folhas podem queimar”, comenta o paisagista Gustavo Carvalho. A luminosidade é fundamental para ela florescer novamente.

5 sintomas de que suas plantas estão morrendo

  1. Apodrecimento de folhas e raízes. ...
  2. Planta pálida e murcha. ...
  3. Folhas com as pontas necrosadas. ...
  4. Surgimento de excrementos. ...
  5. Crescimento estacionado e folhas deformadas.

Embora se adapte facilmente a ambientes internos e externos, a Flor da Fortuna precisa de luz direta para permanecer saudável e bonita. Jamais deixe ela longe do contato com o sol.

Com flores pequenas agrupadas em buquês, a mini Kalanchoe produz uma floração abundante que dura por até três meses.

Por que as folhas ficam amareladas? As folhas da Flor da Fortuna podem ficar amareladas por diversos motivos, como falta de luz, excesso de água ou falta de nutrientes. Se as folhas estiverem muito amareladas, é possível que a planta esteja doente e precisará de tratamento.

É um kalanchoe, também chamado de flor-da-fortuna. Essa suculenta é perene, mas, no nosso clima não floresce bem outra vez, daí ser tratada como anual. Depois que a florada acabar, corte os galhos secos, passe pra um vaso maior, bem adubado e regue sempre que a superfície da terra estiver seca.

As folhas murcham: Excesso de água em conjunto com baixas temperaturas. deixe secar o composto e regue com menos frequência. Coloque a planta num local resguardado. As folhas escurecem na base e apresentam sinais de podridão: Normalmente é indicativo de excesso de água e atmosfera demasiado húmida.

Se a planta estiver bem cuidada, as flores podem durar por até três meses.

A planta aprecia, preferencialmente, o clima quente. Mas se desenvolve bem em outros climas. O solo deve ser bem drenado e rico em nutrientes. As regas da espécie devem ser semanais, mas em épocas quentes, faça-a duas vezes na semana.

Como cuidar de flor da fortuna
A flor da fortuna crassulaceae precisa de luz direta para permanecer bonita e saudável. Se você não tem um jardim em casa, então coloque em janelas e ambientes bem iluminados durante o dia. O importante é que elas entrem em contato com a luz do sol!

É uma espécie que floresce o ano inteiro, mas o momento principal de floração é durante o inverno e no início da primavera.

Durante duas ou três semanas, é importante que você coloque um saco plástico em cima da Kalanchoe para simular um ambiente extremamente úmido, regando com frequência. Abra alguns buracos por cima do saco para manter a oxigenação e aguarde o florescimento com sucesso da sua Kalanchoe.

Regar a mais
Está provado que esta é a maior causa de morte nas plantas, as plantas precisam de água mas também de ar perto das raízes. Se existir água em excesso as plantas morrem por asfixia radicular.

"Para ter certeza, você pode escolher um dos ramos e fazer um corte nele. Verifique se, dentro, ele está verde ou não. Se estiver verde, soltando um 'liquidozinho', aquele ramo ainda está vivo. Se estiver seco, marronzinho, cor de madeira, já morreu", ensina Eliana.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

A Kalanchoe pode ficar com folhas queimadas se o clima da região estiver quente. Mas Leandro, você disse que a Kalanchoe é resistente a climas quentes. Pois é, ela é resistente, porém não imune ao calor excessivo! Dessa forma sua Kalanchoe pode ficar com as folhas queimadas.