Qual é a flor cadáver?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

A Amorphophallus titanum emite cheiro de carne podre! "A polinização dela é feita por moscas varejeiras que são atraídas pelo mau cheiro. Por isso mesmo ela também é conhecida por Flor-cadáver", lembra o botânico Juliano Borin.

Cuidados com a Flor cadáver – Amorphophallus titanum
Suporta temperatura acima de 18 ºC, a temperatura ideal e em torno de 24-32 ºC durante o dia e umidade de 70-90%. Na natureza, essas flores são conhecidas como “plantas de sub-bosque”. Isso significa que elas crescem sob as árvores na floresta.

Crisântemos: uma das principais flores em velórios e cemitérios. A lista de melhores flores para velórios não podia começar sem o crisântemo, já que floresce o ano todo e é bastante resistente a diferentes temperaturas, podendo ser encontrada tanto em clima quente quanto frio.

Um dos tipos de flores mais utilizadas em homenagens fúnebres é o crisântemo. Apesar de ter origem asiática, seu nome vem do grego e significa “flor de ouro”. Nos velórios, é mais comum encontrarmos crisântemos brancos ou amarelos. Porém, é possível encontrá-los em diferentes cores na natureza.

"É para atrair os agentes polinizadores", conta. Segundo o especialista, para atrair os insetos que irão polinizar a espécie, algumas plantas têm cores vistosas, outras produzem néctar e algumas produzem um odor atrativo para os insetos.

Apesar de vários tipos de flores serem usados na decoração do Dia dos mortos, os mexicanos costumam usar alguns específicos, como a crista-de-galo, o cravo, o crisântemo e a cempasúchil (conhecida como cravo-de-defunto). De todas, a cempasúchil é, sem sombra de dúvidas, a flor mais emblemática dessa data comemorativa.

Elas representam beleza e a transição da vida. A flor mais conhecida e utilizada é a cempasúchil, uma flor amarela que lembra o Sol, que de acordo com a tradição asteca, guiava as almas dos mortos.

De acordo com o blog Cobasi, a flor mais rara do mundo se chama Middlemist Vermelha, pertencente da espécie Middlemist camelia, e como o o nome sugere, possui uma cor avermelhada bem chamativa.

Você sabia que a Garlinsoga Parviflora é a menor flor do mundo? Descoberta no Peru, ela tem 1mm por 0.3, considerada por muitos como uma erva daninha.

Alamanda. Vale destacar a Alamanda, que é uma trepadeira florífera muito conhecida e utilizada no paisagismo no Brasil. O seu principal destaque é o seu verde vivo e brilhante e as suas flores são vistosas com amarelo-ouro ou roxo.

Depois que já está formada, assim, a flor cadáver dura só 72 horas.

O hábito de levar flores ao cemitério para homenagear os mortos vem sendo praticado há muitos e muitos anos e simboliza, além de um belo presente, uma forma de expressar carinho e gratidão por alguém que, de certa forma, marcou as nossas vidas.

Jacinto: Tristeza profunda. Jasmim: Significa sorte, doçura e alegria.

O cheiro é a característica mais reconhecida da planta, que tem também outras características bem excêntricas. A flor-cadáver é endêmica da Indonésia, mais especificamente de Sumatra.

Para cerimônias fúnebres, as variações mais indicadas são brancas (pureza e inocência), vermelhas (respeito, admiração e amor) e rosas (gratidão e lembrança).