Porque a girafa tem 4 estômagos?

Perguntado por: igentil . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Girafas possuem quatro estômagos para ajudar a digestão.

Dos estômagos vazios encontrados, 41,2% (28 estômagos) eram do tubarão azul e 40,6% (13 estômagos) eram do tubarão anequim. Iscas foram encontradas em 6 estômagos de tubarão anequim e em 8 estômagos de tubarão azul.

Não dê ossos cozidos!
Desde que o cão ou gato tenha uma capacidade digestiva normal e ingira ossos mastigáveis, como são os de frango ou carcaças de rã, codorna ou coelho, o osso sofrerá ação do suco gástrico do estômago e depois será digerido no intestino.

As aves e os porcos são animais com um estômago simples, com uma população microbiana moderada no intestino grosso para um maior aproveitamento dos nutrientes.

Diferentemente do que muitos pensam, os cavalos não são animais ruminantes, ou seja, não possuem estômago com vários compartimentos. Trata-se de animais monogástricos, isto é, que apresentam apenas um estômago simples. A digestão das fibras ocorre no intestino grosso desses animais.

Quatro regiões distintas podem ser identificadas no estômago: a cárdia, o fundo, o corpo e o piloro ou antro. A cárdia corresponde à região de junção entre o estômago e o esôfago. O fundo é uma porção superior deslocada à esquerda. O corpo diz respeito à maior parte do órgão e constitui sua porção central.

4

Os ovinos (ovelhas) e os caprinos (cabras) fazem parte da mesma família, a Bovidae. Ou seja, são parentes dos bois e das vacas. Esses são animais ruminantes, capazes de digerir grama e com 4 estômagos cada um.

Portanto, a ruminação ajuda na digestão, diminuição do tamanho de partícula e passagem da digesta do rúmen para o intestino, o que ajuda no aumento do consumo de matéria seca. A ruminação também é essencial na secreção de saliva e tamponamento do rúmen.

Os peixes possuem dentes, mas não possuem língua.

Mas mesmo assim, ainda não é ele quem é o animal sem predador natural, você acredita? Pois é! Esse título está reservado para as verdadeiras donas do mar: as baleias orcas.

Os hipopótamos são considerados pseudoruminantes, tendo um estômago composto com três ou quatro câmaras, mas não fazem a comida voltar à boca, de modo a proceder à ruminação. Ao contrário da maioria dos outros animais semiaquáticos, os hipopótamos têm pouco pelo.

Quando estão no fundo do oceano, esses indivíduos acabam não conseguindo respirar por meio do bombeamento bucal, e caso resolva descansar, irão morrer. A pressão da água é um fator de grande influência no modo de vida desses animais, principalmente para aqueles que visitam as profundidades dos oceanos.

Existem alguns tipos de petiscos que não são naturais, mas não é o caso da orelha bovina. O alimento é feito 100% de cartilagem desidratada e não faz mal, mas é claro, deve ser oferecido moderadamente, pois contém calorias que são somadas à dieta diária do animal.

Muitos tutores acreditam que o cachorro pode comer osso de frango, por exemplo, mas na verdade essa prática é muito perigosa. Nunca dê esses restos de comida para seu amigo. Por serem cozidos ou assados, eles têm sua estrutura comprometida e podem causar acidentes.

Principalmente os ossos crus de frango, peru, cordeiro ou boi são macios o suficiente para mastigar, comer e digerir. Dito isto, com todos os ossos, existe o risco de asfixia se o seu cão engolir sem mastigar completamente, e ossos muito duros podem causar danos aos dentes.

Você deve estar com uma infeção gastrointestinal possivelmente associada ao alimento ingerido. Procure um Gastroenterologista para investigação e tratamento adequados.

As vacas, assim como os demais animais bovinos, possuem apenas um estômago. No entanto, o órgão possui quatro separações, classificadas como retículo, omaso, abomaso e o mais conhecido, o Rúmen. A parte denominada como abomaso é classificada como o verdadeiro estômago do bovino.

O coração equino é uma bomba muscular que circula o sangue pelo corpo. É mais arredondado que o coração humano e consiste de em quatro câmaras: os átrios esquerdo e direito e os ventrículos esquerdo e direito. O cavalo adulto médio tem um coração de 3.6 kg, embora possa ser até duas vezes esse peso.

Também, merece destaque o fígado, que é a maior glândula do corpo do animal, podendo pesar até 10 kg.