Quanto tempo vive uma girafa?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Na natureza, uma girafa vive cerca de 15 anos.

Em todo o país, atualmente, existem 17 girafas. O casal da espécie que vivia no antigo zoológico do Rio morreu há 7 anos. O Bioparque da Quinta da Boa Vista não tem girafas.

Tubarão-da-Groenlândia (400 anos)
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que esses animais atingem a maturidade sexual apenas aos 150 anos e crescem um centímetro por ano. Seu habitat também é o Atlântico Norte.

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Oficialmente, o responsável pela compra das girafas é o Bioparque, o antigo zoológico do Rio de Janeiro. A importação de animais por zoológicos é permitida no Brasil – mas, de acordo com uma portaria do Ibama, eles não podem ter sido capturados na natureza.

fazem o que exatamente? Todos, inclusive especialistas no animal, acreditavam que ela não fazia som algum. No entanto, uma pesquisa realizada na Universidade de Viena, na Áustria, sugere que as girafas passam a maior parte do tempo zumbindo.

As girafas são herbívoras, alimentando-se, assim, de folhas, caules, flores e frutos. Embora elas se alimentem de uma grande diversidade de plantas, estudos mostram que a preferência delas é pela Acacia. Elas capturam o alimento utilizando a língua, de cerca de 50 cm de comprimento, e o lábio superior.

Ao comerem plantas e frutas, a espécie espalha sementes permitindo a germinação de outras plantas. Elas também hospedam carrapatos que servem de alimento para pássaros. Assim, proteger as girafas é também proteger outras espécies de seres vivos.

É A PATADA MAIS FORTE DO REINO ANIMAL. QUANDO ESTÃO APAIXONADAS, AS GIRAFAS CRUZAM SEUS PESCOÇOS. A GIRAFA É UM DOS POUCOS ANIMAIS QUE JÁ NASCEM COM CHIFRES. A PEGADA DA GIRAFA MEDE MAIS DE 30 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO.

As girafas apresentam como predadores os leões, crocodilos e o próprio homem. Para defender-se dos inimigos, as girafas utilizam um potente coice e contam com sua velocidade, pois podem atingir até mesmo 56 quilômetros por hora.

Alguns animais filtradores, como o quahog-do-oceano, o mexilhão-de-rio e as poliquetas-de-tubo podem passar dos 500, 300 e 250 anos, respectivamente.

Há registros de animais que chegaram a viver 200 anos —mesma expectativa de vida da baleia-do-Ártico, mamífero mais longevo conhecido.

O tubarão com a vida mais longa do estudo chegou a 392 anos, e os pesquisadores sugeriram que esses tubarões podem ter até 512 anos!

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.