Porque a Honda não recomenda gasolina aditivada?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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"O Brasil é um país de dimensões continentais. Optamos pela comum porque o consumidor tem a certeza de que vai encontrá-la em qualquer posto do País", afirma Guedes. Outra razão dada pela Honda é que a gasolina aditivada costuma ser alvo de adulteração por ser mais cara e rentável.

Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.

A gasolina comum vai oxidar de maneira mais rápida, gerando uma espécie de “goma”, que acumula-se no fundo do motor ao longo do tempo. Isso vai fazer com que resíduos sobre as válvulas prejudiquem o funcionamento do automóvel. No caso da aditivada, ela reduzirá todas as chances de que esses problemas ocorram.

Verdade. A Shell V-Power contém a mais avançada tecnologia de combustível aditivado do mundo. Ajudando a rejuvenescer a performance do motor do seu carro, limpando até 100% dos resíduos acumulados ao longo do tempo e trazendo liberdade e segurança de dirigir com sensação de carro novo.

Mas, diferente da aditivada, a premium tem um nível de octanagem maior, que é de 91 unidades no IAD. No entanto, preserva-se o nível de enxofre em 50 ppm. É um combustível com maior poder calorífico e por isso faz o motor render mais que nos outros dois tipos de gasolina.

Com apenas gasolina comum no tanque, média de 12,28 km/l. E, finalmente, com 100% gasolina aditivada no tanque, média de 13,42 km/l.

A questão é: qual o melhor combustível para o meu carro flex? Carros flex foram projetados para queimar álcool, gasolina ou qualquer mistura desses combustíveis. Então você pode colocar qualquer um deles, em qualquer proporção no tanque, e ser feliz.

O Posto de Gasolina Shell é o Mais Bem Avaliado
De acordo com o estudo de 2020 da CVA Solutions, a Shell foi eleita como o posto mais recomendado pelos seus usuários e conquista o segundo lugar sobre o índice de valor econômico, que é o custo-benefício percebido pelos clientes!

De acordo com especialistas, o prazo médio para utilização da gasolina que está no tanque de combustível do carro é de três meses. — Dentro desse período, a gasolina mantém suas propriedades e não se degrada no tanque.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

A diferença entre a gasolina comum e a gasolina aditivada é que nela está presente aditivos que ajudam na limpeza do motor, como detergentes que conseguem limpar a sujeira do motor, além de oferecer proteção de alguns componentes.

Se seu carro está acostumado com a gasolina comum, encher o tanque de uma só vez com a aditivada pode ser perigoso para o motor. Isso porque, dependendo da quantidade de resíduo que esteja acumulado, a limpeza que o combustível de melhor qualidade faz, pode soltar toda a sujeira de uma só vez e entupir a região.

Ela é indicada para carros antigos e, especialmente, para aqueles que possuem carburador no lugar da injeção eletrônica. Para esses veículos, uma grande vantagem em receber a gasolina aditivada está nos anticorrosivos que ela possui.

Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm.

Portanto, as motos da Honda podem utilizar qualquer tipo de gasolina (comum ou aditivada), desde que não esteja adulterada.

Gasolina com octanagem 87
O combustível a gasolina de 87 octanas tem a mistura adequada para queimar com eficiência sem causar danos ao motor. A maioria das motocicletas fabricadas hoje pode acomodar esse tipo de mistura de combustível. É a gasolina para moto padrão.

Sim, é possível.
É muito pouco, e o motor funcionará normalmente, mas a carbonização que sempre se dá com o passar dos quilômetros será acelerada.