Porque a irmã de Moisés pegou lepra?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Miriã é punida com lepra ao questionar a liderança dada a Moisés - A Bíblia.

Após sete dias, Deus cura a lepra de Miriã - A Bíblia.

Sofreu com uma doença por ter ofendido a Deus e a Moisés, mas percebeu o seu erro e se arrependeu. A vida de Míriam nos ensina que podemos ser usados por Deus, independentemente de nossa idade. Podemos aprender com os seus erros e com a sua atitude correta, sua obediência a Deus e gratidão.

Séculos de estigma
Historicamente, os danos provocados pela doença transformavam seus portadores em alvos de um estigma social - os leprosos. Pacientes de hanseníase eram desprezados por comunidades e até médicos e as próprias famílias.

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Zípora morre nos braços de Moisés | Os Dez Mandamentos | TV Brasil | Cultura.

A princesa egípcia se encantou com o menino e o adotou como filho. Moisés passou 40 anos morando dentro da corte onde a sua mãe adotiva passou quase a metade da vida com ele, e ensinou ele a os primeiros passos da sua vida. Sabemos que mais adiante se tornou Rainha do Egito.

O período de luto para os Judeus dura sete dias. Esse tempo foi decretado por Moisés e serve para a pessoa refletir se suas ações são pensando em Deus ou em si própria.

Quando tinha 40 anos, Moisés se indignou com um feitor egípcio que estava batendo em um escravo hebreu; e ele matou o egípcio e o enterrou na areia (Ex.

10 E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou aleprosa, branca como a neve; e olhou Aarão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11 Pelo que Aarão disse a Moisés: Ah, senhor meu, rogo-te que não ponhas sobre nós este pecado, no que agimos loucamente, e com o que pecamos.

Quando o povo foi liberto do Egito, Miriam dançou e entoou cânticos para louvar a Deus! Mesmo com toda a experiência com Deus, cometeu erros e chegou a ficar leprosa. Apesar de toda situação, Moisés orou a Deus por sua recuperação, e Miriam ficou curada.

Depois, Estêvão olhou para cima e viu o Pai Celestial e Jesus Cristo no céu. Quando ele contou aos líderes o que tinha visto, eles ficaram enfurecidos. Os líderes dos judeus levaram Estêvão para fora da cidade a fim de matá-lo, atirando pedras nele. Eles deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.

Segundo as raízes semíticas poderia significar «a rebelde», «a forte» ou ainda a que se eleva» e mesmo «a vidente, a profetisa» ou «a Senhora», feminino de «o Senhor». Mas "miriam" poderia provir de mar yam, "gota do mar" que em latim, se tornou stilla maris e stella maris, estrela do mar.

O Mycobacterium leprae é transmitido por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença. Por isso todas as pessoas que convivem ou conviveram com o doente devem ser examinadas.