Porque a mãe do corpo se mexe?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Na história, a mãe do corpo está em uma busca incansável para encontrar a criança. Assim, ela se movimenta constantemente dentro útero da mãe – fazendo com que ela sinta movimentos semelhantes aos que os pequenos faziam na durante a gestação.

Assim, "puxar a mãe do corpo" é o uso da técnica de massagear a barriga da mulher para colocar a mãe do corpo no lugar, que se localiza "logo abaixo do umbigo". Esse deslocamento pode acontecer tanto com gestantes como não gestantes e pode causar doença e morte.

Sentir a barriga tremendo é algo bastante comum e, que deixa algumas pessoas preocupadas. Muitas mulheres também associam isso a uma gestação ou movimentação do bebê. Mas na verdade existem vários outros fatores que podem provocar isso. E a maioria desses motivos não está relacionado a nenhum problema de saúde.

De forma simplificada, a mãe do corpo nada mais é do que os órgãos, principalmente o útero, voltando ao lugar depois do nascimento do bebê. A sensação pode causar mal estar, tamanha a atividade dos órgãos se realocando. Imagine que eles levaram meses para se ajustar na gravidez e agora precisam voltar ao normal.

Alguns sintomas que podem indicar a presença de restos de placenta no útero após o parto são:

  1. Perda de grandes quantidades de sangue pela vagina;
  2. Perda de sangue escuro ou viscoso;
  3. Corrimento com mau cheiro;
  4. Febre acima de 38ºC;
  5. Dor abdominal;
  6. Tontura;
  7. Suor frio;
  8. Fraqueza.

Você já ouviu falar nessa expressão “mãe do corpo”? É uma expressão popular antiga utilizada tradicionalmente para explicar os movimentos que algumas mulheres sentem dentro da barriga, após o parto.

Dicas

  1. Se você se estressa muito quando lida com a sua mãe, crie escapes para seu estresse. Fazer exercícios, escrever em um diário, e conversar com alguém podem ser alternativas úteis para aliviar o estresse.
  2. Independente do quanto se sentir frustrado com a sua mãe, evite ceder às drogas ou ao álcool.

Sensível ao ambiente, uma criança percebe as mudanças físicas da mãe e as alterações na dinâmica das relações dentro da família e pode antever o envolvimento da mãe com o novo bebê.

A gravidez psicológica acontece quando a mulher acredita que está grávida, apresenta alguns sintomas que indicam uma gestação, mas os exames de sangue e ultrassom mostram que ela não está. A condição, que também é chamada pelos médicos de pseudociese, é considerada rara e sem razões biológicas, na maioria das vezes.

A maternidade tão sonhada e desejada não é somente feita de momentos de amor, ternura e realização, mas também de muitos medos, dúvidas, mudanças de humor, de sentimentos e de pensamentos. É normal a “nova mamãe” se sentir sozinha, confusa e até deprimida com tantas novidades em sua vida e na vida do seu bebê.

As tremidas e dores podem ser sinal do funcionamento das trompas ou até mesmo da ovulação, que causa certo incômodo em algumas mulheres. Mas se você está sentindo tremores e apresenta atraso menstrual, faça um teste de gravidez para confirmar.

O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Como é a dor do parto? Ela pode ser comparada a uma cólica menstrual intensa, mas não é constante. Como uma onda, tem começo, meio e fim e você pode relaxar nos intervalos. A intensidade varia conforme a sensibilidade do seu organismo.

É possível descolar a bolsa introduzindo o dedo no colo do útero, induzindo as contrações, ou romper a bolsa amniótica”, explica Eduardo.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

O narcisismo é um transtorno de personalidade que afeta demais as relações de uma pessoa. Por isso, uma mãe narcisista prejudica seus filhos por conta de seus comportamentos que podem ser abusivos e, por vezes, humilhantes.

A mãe cansada é uma imagem frequente na maternidade, no entanto não deve ser romantizada. Quando a exaustão se intensifica, surge o cansaço emocional, o esgotamento e o burnout materno.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Mas, como cada pessoa reage de maneira diferente, sempre vale conversar com seu médico.

Esse comportamento é chamado de ansiedade de separação ou angústia de separação. Ele pode aparecer após os 6 meses de idade, quando o bebê descobre que não é uma extensão da mãe, mas é mais evidente e forte por volta dos 10 a 18 meses.