Porque a noiva entra com véu no rosto?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Usado por mulheres de diferentes culturas ao longo da história, o véu de noiva já foi símbolo de inúmeros conceitos, como virgindade, modéstia e submissão. Na Grécia antiga, as noivas costumavam usar o véu no dia do casamento para se proteger da inveja das moças solteiras e se resguardar do olhar de admiradores.

Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina - e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais - faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.

– O noivo levanta o véu após a troca das alianças para dar o beijo na noiva.

O véu deve permanecer em seu rosto até pouco antes do final da cerimônia de casamento -quando eles estão legalmente casados de acordo com a lei judaica- então o noivo levanta o véu de seu rosto.

O véu é muito especial para uma serva de Deus; é um sinal de obediência e respeito que vai além das doutrinas e coisas da terra. Por ele recebemos virtudes dos céus!

Exige mais cuidado nos acabamentos, atenção aos detalhes, as expectativas e emoções da noiva, além dos momentos de pausa para fotos de making-of, abraços, dentre outras coisas. Quanto mais tempo utilizado da agenda do profissional, mais caro fica o valor do serviço.

A grinalda é um acessório que compõe com o penteado da noiva e ele é o que normalmente segura o véu, mas a noiva pode usar somente ele como adereço.

Já no grande dia, ela fica de olho em cada detalhe e dá todo o suporte e apoio que a noiva precisa. Em alguns casos, as demoiselles também podem entrar depois da noiva, segurando o seu véu.

Em diversas outras culturas, também se usa o véu para cobrir o rosto da noiva até o final da cerimônia, quando então é permitido ao noivo levantá-lo e por fim conhecer o rosto da sua esposa.

A glória do Senhor foi tão impactante na vida de Moisés que ele precisou cobrir o rosto com um véu. Mas, depois, esse mesmo véu serviu para ocultar a falta da glória divina.

Poucos símbolos do Islã são tão conhecidos como o véu usado pelas mulheres muçulmanas.

Os casamentos judaicos incluíam o anúncio da chegada do noivo à casa da noiva. Os casamentos geralmente começavam à noite, e as lâmpadas eram acesas ao pôr-do-sol. Portanto, meia-noite era bem depois da hora em que as dez virgens esperavam que o noivo chegasse, e o anúncio foi repentino.

Existe a crença de que o noivo não pode ver a noiva vestida, antes do casamento. Se isso acontecer, atrairá má sorte para a união. Essa crença iniciou-se há muito tempo atrás, na época em que os casamentos eram arranjados pelos pais, com intenções de manter-se a tradição familiar. Os noivos se casavam sem se conhecer.

Se tem uma coisa que todo mundo já deve ter ouvido, é que se o noivo ver o vestido da noiva antes do casamento trará má sorte a união.

Como uma longa tradição da Igreja Católica, o uso do véu era compreendido como um hábito que inseriu a mulher em um espírito de ritualidade e adoração. Considerado um belo costume católico, seu uso era visto como importante para manter a modéstia dentro da igreja e o devido respeito à presença do Senhor.

Inspire-se!

  • Voilette. Este é, sem dúvida, um dos modelos para as noivas mais clássicas que, ainda que não queiram usar véu, pretendem ter um apontamento deste. ...
  • Headband. Para as noivas que pretendem um ar mais rústico, mas cheio de estilo, as headbands são perfeitas. ...
  • Coroa flores. ...
  • Tiara. ...
  • Coroa. ...
  • Travessa. ...
  • Ganchos.

O primeiro uso conhecido do véu para mulheres é reportado em um texto legislativo assírio do século XIII a.C., que restringia seu uso a mulheres da aristocracia e proibia prostitutas e mulheres comuns de o adotarem. Na expansão dos povos indo-arianos pelo Iran e Índia, há o uso propagadado geralmente entre mulheres.

13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não fitassem os olhos no fim do que era transitório.

4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5 Mas toda mulher que ora, ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é o mesmo que se estivesse rapada.

A Bíblia não diz que cortar o cabelo, ou deixá-lo comprido seja pecado. Paulo orientou a igreja em Coríntios, que as mulheres tivessem cabelos compridos (1 Coríntios 11:14-15). Caso uma mulher tivesse o cabelo curto, era aconselhável que cobrisse a cabeça (1 Coríntios 11:4-6).

Alta do dólar
Os preços de uma coleção recém-lançada atualmente são muito maiores do que eram os preços das novas coleções há cerca de três ou quatro anos. Acontecimentos como a pandemia da Covid-19 e a guerra da Ucrânia provocaram a alta do dólar, o que tornou os vestidos de noiva muito mais caros.