Quem entra primeiro a florista ou a noiva?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Em alguns casamentos, o cortejo infantil, pode entrar antes da noiva e em outros casamentos podem entrar após a noiva, carregando as alianças, por exemplo. Somente a florista tem um ponto certo de entrar, que é exatamente antes da noiva, pois a função dela é decorar e preparar o caminho de passagem da noiva.

A ordem do cortejo de casamento se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos.

A dúvida sobre o que faz uma dama de honra no casamento é comum, porque, no Brasil, esse "posto" às vezes é confundido com o das madrinhas. As damas de honra ou, como são carinhosamente chamadas, as daminhas, são as meninas que entram na hora das alianças.

Noivo. O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva.

Quem leva as alianças é o pajem.
Ao chegar, ele as entrega ao noivo que irá colocá-las sobre o altar. A daminha leva um pequeno buquê ou uma cestinha de flores. Quando não houver um pajem, o noivo deverá levar a caixinha com as alianças no bolso direito do paletó.

5º – Pajens e Floristas – A ordem é feita por idade. Primeiro as floristas, caso tenha e depois os pajens e daminhas. 6º – Entrada da noiva – Esse é o momento que há muitas expectativas e grande emoção. Logo após que o pajem e/ou dama entram, a porta da igreja se fecha e então, a noiva se posiciona para entrar.

Texto para entrada da florista do casamento
Geralmente são textos significativos que falam um pouco sobre a importância que aquele convidado de honra possui na vida do casal. O mais importante é escrever algo sincero e que venha do coração.

Sabemos que a noiva entra na igreja com o pai, ou, na falta deste, com um avô, tio, padrasto, irmão padrinho de batismo ou outra pessoa especial escolhida por ela. Sabemos também que o noivo entra com a mãe.

Tradicionalmente, a família do noivo fica à direita do altar e a da noiva fica ao lado esquerdo. Tendo isso em mente é só usar o bom senso. Já que o pai da noiva não deve passar na frente da noiva ele deve estar ao lado esquerdo e ela ao lado direito.

A noiva entra na igreja à direita* do pai, de braços dados ou de mãos dadas com ele. Ao chegar, o noivo oferecerá seu braço esquerdo para que subam ao altar. A noiva permanece à esquerda do noivo durante toda a cerimônia.

Uma opção de entrada que marcará para sempre o coração de todos os presentes é com uma apresentação dos pais dos noivos. Para isso, os noivos podem entrar dançando uma música de preferência do casal, sem perder o lugar de atração da festa.

Cabelos, unhas, mãos, pés e maquiagem são os itens básicos que não podem faltar. Lembre-se de se planejar, fazer o cronograma do tempo que gastará para cada um destes cuidados. Faça os agendamentos de cada item com muita antecedência, contrate profissionais de confiança e que tenham boas referências.

Tudo fica muito mais leve e encantador, mas uma dúvida frequente entre os noivos é quem deve pagar pela vestimenta dos pequenos! Segundo a tradição os noivos ficam responsáveis pelos gastos envolvendo as roupas e os detalhes do look das daminhas e pajens.

Em relação a escolha do vestido, a decisão é toda da noiva. E é ela também que vai poder definir melhor as pessoas que devem acompanhá-la. Se não se sente confortável em convidar todas as madrinhas ou algum familiar, por exemplo, basta uma boa conversa e, certamente, todos entenderão.

Segundo o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo.

A resposta é uma só; não existe regra, os noivos definem, mas em média ela dura 40 minutos. 40 minutos parece muito tempo se você ficar sem fazer nada, olhando para a parede, e de fato é mesmo. Mas para uma cerimônia de casamento, com celebrante, é o tempo ideal para que o ritual de passagem dos noivos ganhe forma.

Em casamentos cristãos é comum incluirmos a entrada da Bíblia antes da entrada dos pais, para lembrar que Deus vem em primeiro lugar. Ela pode ser levada por uma criança, por uma pessoa especial, que seja exemplo para os noivos, ou pelo celebrante.

O papel da florista no casamento: A função da florista é anunciar a chegada da noiva. Tradicionalmente, ela carrega uma cesta com pétalas de flores, as quais joga pelo caminho, preparando o caminho para a noiva, deixando mais bonito e enfeitado.

Quem deve comprar a aliança? Tradicionalmente o homem, mas hoje em dia não tem mais isso. É comum que o casal vá junto escolher e comprar a aliança de casamento.

O noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para sacar sua espada e defendê-la. Outra tradição diz também que o motivo da noiva permanecer ao lado esquerdo do noivo, é porque assim fica mais próxima de seu coração.

Na sequência, quem adentra à cerimônia é a florista (caso haja) e depois aparecem os casais de padrinhos – alinhados entre um casal de padrinhos do noivo e um da noiva. Feito isso, é hora dos pajens ou daminhas tomarem seu lugar no altar, e, por fim, a tão esperada noiva, que entra com o pai ao seu lado esquerdo.