Porque a vingança é boa?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Eadeh acredita que a vingança nos faz bem por alguns momentos porque é através dela que temos a sensação de estar “fazendo justiça”. Basicamente, segundo ele explica, a vingança tem, sim, seu lado doce, mas também tem seu gosto amargo.

Ou seja, toda a energia que a pessoa tem para se vingar se volta para si mesma, trazendo conseqüências como problemas psicossomáticos, transtornos de alimentação, depressão entre outros. O rancor e o ressentimento são sentimentos destrutivos e quando não são elaborados da forma certa podem causar prejuízos emocionais.

Não permitamos que cresça em nós qualquer sentimento de rancor, ressentimento, vingança contra quem quer que seja. Deus não nos quer vingando nem mesmo aquele que possa ter nos atrapalhado de evangelizar, de fazer isso ou aquilo, porque não há algo mais diabólico do que a capacidade de alguém vingar o mal que recebeu.

A vingança tem um lado sadio, que é a necessidade de movimento, de ação quando alguém se percebe ameaçado , isto é o nosso lado mais primitivo, o instinto de sobrevivência. Este lado instintivo dá o alerta e nos mobiliza à reação.

Ciúmes, inseguranças e pensamentos negativos.
Pessoas vingativas experimentam esse impulso por causa de suas inseguranças e baixa autoestima. Às vezes, apenas ver os outros tendo sucesso desperta sua frustração e desejo de machucar.

A melhor vingança é não se vingar, sorrir para o ódio, sufocar a raiva e mostrar para o outro que podemos ser felizes. Porque não há estratégia melhor do que agir com calma e sabedoria, seguir em frente com um olhar firme e um coração tranquilo, sabendo que há pesos que você não quer carregar por muito tempo.

E segundo Cleber Masson (2017) são elas: vingança divina, vingança privada e vingança pública.

A Bíblia diz em Romanos 12:19: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.” Em outra passagem, Salomão escreveu: “Não digas: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor e ele te livrará” (Provérbios 20:22).

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”, (Romanos 12:19). É difícil, muito difícil, no calor de uma contrariedade, colocar em prática este ensinamento da Bíblia Sagrada.

O significado é com os dicionários. A origem é o Latim VINDICARE, “liberar, clamar, tomar desforra”, relacionado a VINDICTA, “vingança”, provavelmente de VIM DICTA, “mostrar autoridade”, de VIM, “força”, mais a raiz de DICERE, “dizer”. Mas querer saber onde e quando a palavra surgiu é ingenuidade demais.

7 maiores vinganças de todos os tempos

  1. 1 – Lorena Bobbitt e John Bobbitt. ...
  2. 2 – Katie Collman e Anthony Stockelman. ...
  3. 3 – Cora Crippen e Hawley Crippen. ...
  4. 4 – Dave Carroll e a United Airlines. ...
  5. 5 – Júlio César e os piratas. ...
  6. 6 – Asano Naganori e Kira Yoshinaka. ...
  7. 7 – D. ...
  8. 7 prisioneiros que escaparam e estão por aí até hoje.

a vingança é um prato que se come frio.

Espiritualistas afirmam que o poder da frase consiste em um tipo de praga a qual mata a pessoa e depois a envenena, o que a deixa com medo de executar a vingança, mas isso não passa de especulação de pessoas que querem manchar a sabedoria do grande e sábio Madruga.

Resposta verificada por especialistas
Quando pensamos sobre algum outro indivíduo que já nos fez mal no passado, devemos aprender que a vingança não é algo que nos trará conforto ou até mesmo algo como o alívio. Devemos compreender que o perdão é a melhor ferramenta.

Apesar de ser um sentimento extremamente comum e que pode emergir nas mais diferentes personalidades, a vingança tem, sim, um lado obscuro; a começar pelo fato de ser um sentimento intenso, difícil de controlar. Muitas vezes, o desejo de se vingar acaba sendo mais prejudicial para aqueles que o albergam.

1 implacável, rancoroso.