Porque a zircônia perde o brilho?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Ela pode ser molhada sem perder brilho. E por ser quase tão resistente quanto o diamante, também pode ser cravejada nas peças, apresentando maior durabilidade. Caso uma zircônia “escureça” é provavelmente acúmulo de resíduo entre a peça e a pedra.

A maioria das pedras (zircônia, diamante, rubi, ametista, cristal entre outras) podem ser limpas com água morna (morna, jamais quente ou fervente, pois, a temperatura eleva pode rachar ou trincar as gemas internamente), detergente neutro e escova com cerdas macias.

Ela pode ser molhada sem perder brilho. E por ser quase tão resistente quanto o diamante, também pode ser cravejada nas peças, apresentando maior durabilidade.

A pele esverdeada pelo uso de bijuterias pode ter um alto nível de acidez. Ela reage com a prata e faz a oxidação, que é a produção da cor verde. Em altas temperaturas, sua bijuteria têm mais tendência a oxidar.

Por isso, seu brilho é menos profundo. A maioria das pessoas não consegue distinguir entre os dois apenas pela visão. No entanto, as pedras de zircônia de quilate maiores brilham mais do que um diamante grande, mas não tem a profundidade cativante que um diamante exibe.

Muitas vezes, chama-se “zircão” ou até mesmo “zircão sintético” à zircónia, o que não é correcto já que o zircão é um mineral natural que até pode ocorrer com qualidade gemológica e, sendo um silicato de zircónio - ZrSiO4, não tem na zircónia o seu correspondente sintético, dada a diferença de composição e estrutura.

Brilhantes de Zircônia
Porém, é possível distinguir justamente pela perfeição: o diamante apresenta pontinhos pretos em seu interior, com o reflexo de luz formando um fraco arco-íris. Enquanto isso, a pedra de zircônia não apresenta esses pontos pretos e possui um arco-íris intenso.

Zircônias tem um brilho bastante elevado e tem o valor muito abaixo dos valores de diamantes! Por isso, são uma boa opção pra quem não está podendo gastar muito no momento! Justamente por serem produzidas em laboratório, as zircônias tem um padrão muito parecido, são quase sempre idênticas!

Entretanto, um dos grandes pontos diferentes em relação à zirconia é que o cristal tem um grau de dureza menor. Na escala Mohs, que mede dureza, os cristais apresenta uma média de 6 ou 7. Enquanto as zirconias chegam a 8 na dureza.

As duas maneiras de obter o brilho nestas pedras:

  1. Brilho Natural - Polimento e Tramento profissional. O polimento irá tornar a pedra como um espelho e ela irá brilhar naturamente. ...
  2. Brilho Artificial - Aplicação de Ceras. A aplicação de ceras pode ser feita domésticamente.

Materiais necessários: bicarbonato de sódio, detergente, forma de alumínio e sal. Como o líquido Monzi, esse método é indicado para a limpeza de peças que são difíceis de limpar somente na flanela - como correntes e peças com muitas zircônias.

Para fazer isso, a dica é usar álcool isopropílico, um tipo de álcool altamente inflamável, porém seguro e muito comum em produtos de limpeza, pois tem menos chances de causar oxidação. Embeba um cotonete no álcool e use-o para limpar o strass e depois passe o cotonete também na parte de trás da peça.

Como é feita a conservação da zircônia?

  1. Faça uma boa limpeza. Limpar as suas peças é fundamental, porém, não caia na tentação de passar qualquer mistura caseira nelas, tendo em vista que, dependendo do componente, o efeito pode ser o inverso do desejado. ...
  2. Guarde no local correto. ...
  3. Tenha cuidado com outros produtos.

Existem dois tipos de zircônias, a natural feita a partir de uma substância também rara encontrada na natureza e a zircônia cúbica, produzida em laboratório, assim conhecida por ser cristalizada no sistema cúbico.

As diferenças visuais entre a zircônia e o diamante
A distinção mais evidente é o brilho mais intenso do diamante. A gema preciosa também possui um tom amarelado ou amarronzado, já que a versão incolor é rara. Por fim, a pedra brilhante apresenta pequenas imperfeições em sua superfície.

Mas afinal, o que é a zircônia? As zircônias são pedras usadas na elaboração de joias e podem ser encontradas de duas formas: sintética e natural. A natural é um mineral bem raro formado por cristais monoclínicos, possuindo 3 eixos de comprimentos diferentes.

Misture um litro de água morna com duas colheres de sopa de vinagre, duas de detergente e duas do famoso bicarbonato. Coloque suas peças na misturinha por 5 minutos e use uma escova de dentes para limpar bem. Não se esqueça de secá-las antes de guardar!

A zircônia, ou óxido de zircônio, é um material que substitui o metal em tratamentos odontológicos, pois este oferece um aspecto mais acinzentado e menos estético. Ela é um tipo de porcelana, que serve para ser aplicada na infraestrutura das próteses.

Se ela estiver vermelho-arroxeada, é sintética. Confirme as cores de fronteira observando pelos dois outros filtros, o sintético e o auxiliar. Se ela parecer esverdeada nos dois, é sintética. Caso ela pareça esverdeada no filtro sintético, mas avermelhada no auxiliar, ela é natural.

A Zircônia Cúbica (CZ) é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamante. Encontra-se zircônia na natureza, mas cristalizada no sistema monoclínico, não cúbico, constituindo o mineral chamado baddeleyíta.

zircão

Atualmente, o zircão é tido como o recurso mineral mais antigo da Terra, tendo seu mais antigo pedaço de cristal aproximadamente 4,38 mil milhões de anos.