Quando se perde o sentido da vida?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Eventualmente, a depressão pode começar quando a pessoa se vê enfrentando obstáculos que à primeira vista são intransponíveis. São eles: perdas de pessoas queridas, términos de relacionamento, sentimento de menos valia (inferioridade), bullying etc.

Como apontamos, a falta de ânimo para viver pode estar relacionada a um quadro depressivo. Por isso, convidamos você a conhecer os sintomas da depressão, enfatizando que, caso você se enquadre em 3 ou mais deles, deve procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

A vida não tem sentido. Essa é a crença principal daqueles que experimentam o doloroso sentimento de 'viver por viver', o peso da injustiça e uma espécie de desconexão com tudo que os rodeia. É o que chamamos de vazio existencial.

Porque ela significa que você está "pra baixo", com baixa auto-estima. Este seria um dos sintomas da depressão, a depressão também causa sentimentos de desamparo, desesperança, ocorre a perda de interesse nas atividades diárias, cansaço, perda de energia entre outros.

É a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro ou levar os filhos num passeio diferente, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis.

O que é a tristeza profunda? Quando a sua tristeza for profunda, você sentirá dor emocional, ficará angustiado, terá sensação de cansaço e culpa e se sentirá muita solidão. Nesse caso, é comum a pessoa se sentir incapaz de lidar com a sua vida, com a sua rotina saudável, sem contar que a autoestima é muito baixa.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.

A depressão, ansiedade, pânico ou qualquer condição de saúde mental não diagnosticada também pode estar por trás dessa sensação. Quando você começa a pensar que nada parece dar certo em sua vida, está na hora de parar o que você está fazendo e refletir.

Solidão é um sentimento negativo que surge quando nossas necessidades não são atendidas pela quantidade e qualidade de nossas relações sociais atuais. Como seres humanos, precisamos de um ambiente social seguro para sobreviver e prosperar.

Principais características de pessoas frias emocionalmente

  1. Distanciamento emocional;
  2. Falta de empatia e compaixão;
  3. Timidez;
  4. Introversão;
  5. Dificuldade com intimidade;
  6. Tendência a ser excessivamente crítico;
  7. Isolamento social.

É comum que uma pessoa se sinta sozinha e triste quando está estancada no plano profissional ou pessoal, quando sente que os seus dias passam dentro de uma rotina na qual não pode desenvolver todo o seu potencial, provocando assim apatia. Vive para os outros.

A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos. Segundo os psicólogos, as consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio.

Quais os sintomas da angústia?

  1. Excesso de pensamentos negativos;
  2. Crises de ansiedade;
  3. Batimentos cardíacos rápidos e descontrolados;
  4. Dores no peito e sensação de aperto na garganta;
  5. Dificuldades para respirar e sensação de sufocamento;
  6. Inquietação;
  7. Dores de cabeça;
  8. Insônia.

Se caso for preciso, a prescrição de medicamentos como antidepressivos ou remédios direcionados para o problema psiquiátrico também é feita. Técnicas de relaxamento como yoga e meditação também são alternativas recomendadas, pois acalmam a mente e diminuem os pensamentos negativos.

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

Esse sintoma que você chamou de “tendência a desistência” é encontrado com frequência em pessoas diagnosticadas com TDAH ou quadros depressivos graves. Entretanto outros sintomas devem estar presentes para que seja possível fechar um diagnóstico psiquiátrico e iniciada terapêutica medicamentosa.

Estupor Depressivo: É uma situação grave depressiva, onde o individuo costuma permanecer na cama ou sentado por um longo período, em estado de catalepsia, que exprime com ausência de respostas, recusa alimentar, muitas vezes o individuo urina e defeca no local de permanência, podendo também desidratar e morrer por ...