Porque as pessoas casam cedo?

Perguntado por: rtrindade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Recém-saídas da adolescência, meninas decidem encarar o desafio de viver a dois, casar e assumem um compromisso precoce. Para especialistas, o ideal de amor romântico e a vontade de ser independentes estão entre as razões de contrariar a tendência atual, que é de postergar o casamento.

Quer ter um casamento feliz? Uma possível opção é esperar para casar. Uma pesquisa realizada pela Aberta University no Canadá descobriu que pessoas que se casam mais tarde relataram ter níveis mais altos de autoestima e felicidade do que aqueles que se casaram cedo.

Ainda segundo os especialistas, o que pode levar a um risco maior de separação é que, se uma pessoa se mantém solteira por tanto tempo, ela acaba se acostumando com essa vida e encontra mais dificuldade para se relacionar e aceitar outra pessoa.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Já vi pessoas que se casaram porque procuravam a estabilidade financeira antes dos 30 anos. Infelizmente pode ocorrer o contrário e o casamento dura pouco. O autoconhecimento e as experiências vividas influem muito nas nossas decisões.

É anulável o casamento: I - de quem não completou a idade mínima para casar; II - do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal; III - por vício da vontade, nos termos dos arts.

Embora boa parte dos casais prefira não dormir juntos na véspera do casamento, muitos não veem problema nenhum nisso. Em especial os casais que já moram juntos. Estes preferem manter sua rotina e dormir na própria cama, acordando lado a lado no seu grande dia.

Dos casamentos entre cônjuges masculino e feminino, a idade média ao se casar dos homens foi de 34 anos, enquanto para as mulheres essa idade é mais jovem: 32 anos. Para os casais de mesmo sexo, a idade média foi 35 anos para os homens e 34 anos para as mulheres.

Um estudo publicado pela revista científica Journal of Family Psychology, da Associação Americana de Psicologia, sugere que casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória.

Já no século 19 havia pesquisas que indicavam que pessoas casadas levavam vidas mais saudáveis, e estudos mais recentes mostraram que elas tinham risco menor de pneumonia, câncer, problemas cardíacos ou de serem submetidas a cirurgias do que pessoas que vivem sozinhas.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

De acordo com especialistas, nenhuma decisão importante, como morar juntos, noivar ou casar, deve ser feita antes do primeiro ano de namoro. A sabedoria popular prega que não se deve pular de cabeça nem apressar as fases de um relacionamento.

Nessa linha, também permanece em vigor o art. 1.551 do Código Civil, no qual não se anulará, por motivo de idade, o casamento que resultou gravidez e os arts.

18 anos

Informações Gerais. A idade mínima para casar é de 18 anos para homens e 16 para mulheres. Autorização paterna ou de um guardião é necessária se a noiva ou o noivo forem menores (menor de 21 anos).

O Código Civil estabelece os 16 anos como a "idade núbil", o que significa que o jovem já teria tanto aptidão psíquica quanto sexual para casar.

Não busques mulher. 28 Mas, se casares, não pecas; e se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne; porém eu vos poupo.

Temem as necessárias mudanças de comportamento e a responsabilidade maior que a vida a dois exige, especialmente se ela começar com uma gravidez não planejada. Outro forte inibidor do casamento está ligado ao sexo fácil, obtido de variadas formas, especialmente dentro do próprio namoro.