Porque as pessoas que mais gostamos nos magoam?

Perguntado por: orebelo3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Outra causa que nos leva a sentir-nos machucados em nossos relacionamentos é a baixa autoestima. Precisamos muito, desejamos receber dos outros a atenção, o amor e a validação que não damos a nós mesmos. Essa é uma fonte inesgotável de dor, porque nunca estamos satisfeitos, nunca é suficiente.

Caso essas pessoas tenham mesmo essa característica, isso Chama-se SADISMO, é uma característica de personalidade/identidade muito comum nos PSICOPATAS. Obs; o sadismo não é garantia de que a pessoa é psicopata, para "psicodiagnosticar" é preciso muito mais do que a observação.

Etimologicamente, esta palavra tem origem a partir do latim macula, que era utilizada para se referir ao sentimento de desgosto, amargura, tristeza e ressentimento.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Veja alguns sintomas:

  • físicos — úlcera, alergias, asma, e com decorrer do tempo, câncer;
  • psíquicos — irritabilidade, ansiedade e nervosismo;
  • sociais — queda de rendimento no trabalho ou na escola, isolamento, apatia e conflitos domésticos.

As palavras ofendem até mais que determinadas ações, principalmente da forma e por quem são pronunciadas. Nosso ego é muito sensível e precisa sempre ser massageado com palavras positivas. Mas isso nem sempre acontece e quando escutamos palavras ofensivas, ele fica extremamente incomodado.

Quando alguém te magoar ou ofender, não retruque. Não responda da mesma forma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender ou magoar para sentir-se forte. Se cada vez que alguém me magoa eu ganhasse 1 real, eu poderia me aposentar sem ao menos trabalhar.

2 – Tire um tempo de introspecção antes de reagir
Use isso na sua vida para qualquer tipo de reação. Se alguém te feriu e está diante de você, escolha dizer “eu não tenho que conversar com você ou reagir ao que você fez ou disse agora”. E se afaste da pessoa da melhor maneira que conseguir.

Muitas são as causas que poderão estar na origem ou associadas a este comportamento autodestrutivo: problemas emocionais, depressão, ansiedade, perturbação bipolar, perturbações de personalidade, perturbações de comportamento alimentar, entre outras.

Brasil

  • “Ninguém vai acreditar em você”
  • “Não presta nem pra cozinhar”
  • “Mal sabe lavar uma roupa direito”
  • “Você não tem amigos, todos falam mal de você”
  • “Sua família acha você imprestável, você só tem a mim”

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

Muitos não têm administrado seus lábios de modo a abençoar. Por isso, amaldiçoam. Salomão afirmou: “Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco. Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos” (Provérbios 10.20-21).

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.

  1. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor.
  2. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Perdoar implica em desapegar dos sentimentos negativos em relação a alguém que fez algum mal a nós. O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.