Porque as pessoas são tóxicas?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Elas têm a capacidade de manipular os outros, limitar suas ações e seu desenvolvimento pessoal, além de causarem, continuamente, emoções nocivas. Pessoas com essas características também tendem a criar complexidade desnecessária e dramatizam situações para se sobressaírem em relação às outras com quem convivem.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

Quando as relações familiares são tóxicas, o cenário é diferente. Os conflitos muitas vezes são múltiplos e ocorrem com frequência. É normal que não haja diálogo ou que ele seja agressivo e acusatório, desviando o foco dos problemas para questões pouco significativas.

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.
  1. 4 dicas para se proteger de pessoas tóxicas! ...
  2. Identifique como são as pessoas tóxicas. ...
  3. Reconheça os principais perfis. ...
  4. Saiba como se proteger de pessoas negativas. ...
  5. Procure modificar possíveis padrões de comportamento tóxico em si mesmo.

Se afastar de pessoas tóxicas ajudará você a ter sua vida de volta. Isso o ajudará a controlar seu presente e futuro. Sem eles por perto para derrubá-lo, você está no controle total. Você não precisa pedir permissão a ninguém antes de tomar uma decisão.

Para identificar as pessoas tóxicas que estão ao seu redor, fique atento a estes sinais: pessoas controladoras: sabem tudo, têm opinião sobre tudo e não param para escutar os demais. Acreditam ser capazes de fazer qualquer coisa, e da melhor forma possível. Quem convive com indivíduos assim, nunca terá voz.

O sociopsicopata. Esta é uma das personalidades mais perigosas. Nos encontramos diante de pessoas impulsivas, que não estabelecem limites afetivos e não sentem remorso quando causam mal aos demais. São pessoas ambiciosas que alcançam seus objetivos sem se importar em destruir pessoas pelo caminho.

Comportamentos tóxicos são aqueles que causam mal a nós mesmos ou a terceiros, e estes comportamentos são venenosos no ponto que podem minar relações e fazer com que percamos oportunidades no trabalho, por exemplo. Sejamos sinceros: todos nós já agimos toxicamente, causando danos em um momento ou outro.

Quando as pessoas tóxicas não conseguem manipular você, elas tentarão manipular como as pessoas enxergam você, mentindo, difamando e caluniando!

Caso ela constantemente deixe você sozinho em um cômodo para ir falar com outro grupo de pessoas, pode ser um sinal de que ela não gosta mais de passar tempo com você. Da mesma forma, se ela for em festas ou eventos sociais sem convidar você, pode ser outro sinal de que há algo de errado com o relacionamento.

Quando o núcleo familiar é tóxico se afastar é uma questão de autocuidado para preservar seu equilíbrio mental e emocional. Não se culpe por querer seu próprio bem, por respeitar seus limites, por cuidar de si e tomar decisões que te façam bem, mesmo se elas te afastarem fisicamente de uma família disfuncional.