Quantas pessoas por ano morrem de Salmonella?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Levando a 23.000 hospitalizações e 450 mortes todos os anos. O número real de casos é ainda maior que o registrado, uma vez que grande parte das pessoas com diarreia não chegam a buscar atendimento médico.

Neste Dia Mundial da Alimentação, um importante alerta: Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo adoecem por conta de intoxicação alimentar e 420 mil morrem por essa causa, anualmente.

A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Os sintomas desaparecem normalmente entre 2 e 5 dias após ingestão do alimento contaminado mas alguns indivíduos continuam portadores assintomáticos da bactéria ao fim de 3 meses. A taxa de mortalidade nos indivíduos infectados é de 1%.

Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

Os sorotipos mais importantes na transmissão da salmonelose de animais para humanos são Salmonella Enteretidis e Salmonella Typhimurium (WHO, 2005). A duração geralmente é de duas a quatro semanas, porém podem acontecer complicações, incluindo septicemia e artrite séptica.

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

Incansável fígado!
Outro ator nessa importante epopeia etílica é o nosso fígado, principal órgão responsável em metabolizar as substâncias tóxicas que são lançadas na corrente sanguínea.

Se não for tratada, a infecção intestinal pode até mesmo levar à morte. O último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontava o número de 420 mil pessoas mortas pela infecção intestinal, com crianças com menos de cinco anos representando um terço desse total.

Pode parecer simples, mas requer atenção, porque em casos graves, a intoxicação é capaz de provocar a morte. "Indisposição acompanhada de vômitos, dores de estômago e diarreia após a ingestão de alimentos, pode ter como causa a contaminação por certas bactérias nocivas.

O ovo é um alimento especial, riquíssimo em nutrientes essenciais para a saúde, versátil e seguro. A maioria dos ovos não é contaminada por Salmonella spp. ou outros microrganismos, mas seu alto consumo, por vezes associado ao cozimento insuficiente, tornaram este alimento uma recorrente preocupação de saúde pública.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

A Salmonella é capaz de sobreviver por longos períodos em refrigeração e particularmente em alimentos de origem animal sobrevive ao congelamento. É sensível ao calor, não sobrevivendo à temperatura superior a 70°C.