Porque as roupas dos israelitas não envelheceram no deserto?

Perguntado por: elancastre5 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Deuteronômio 8. O Senhor pôs os filhos de Israel à prova no deserto por quarenta anos — O fato de terem comido maná lhes ensinou que o homem vive pela palavra de Deus — Suas vestes não envelheceram — O Senhor os castigou — Se eles servirem outros deuses, perecerão.

O traje mais primitivo era uma espécie de saia com uma capa. Traje básico: uma túnica de corpo inteiro cujas mangas variavam de comprimento. As vezes usavam duas: A de baixo mais longa em linho e a de cima em lã. Uma peça de tecido de forma retangular que enrolavam ao redor do corpo.

O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.

Sawnn sublinha que os sapatos sempre foram, ao longo da história, vistos de forma especial. No Antigo Testamento, ela lembra, eles eram símbolo da autoridade e da fertilidade, enquanto que no meio secular, eles foram tomados como sinônimo de boa sorte.

A Bíblia diz em 1 Pedro 3:3-4: “O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.”

O povo de Israel morreu no deserto porque diante das adversidades só sabia murmurar! “Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo: 'Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

Na mesma porção da Torá, o povo de Israel que está no deserto reclama do maná, a comida que vinha do céu. Os israelitas sentiam falta da carne, do peixe e das frutas e legumes como pepinos, melancias, cebolas e alhos que comiam no Egito.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.

A expulsão dos palestinos deu início a uma série de conflitos pela terra que se estende até a atualidade, tornando difícil o processo de paz na região. Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos.

Judaísmo é o nome da religião desse povo. Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

A verdadeira esperança não morre no deserto. Quando vem a dificuldade, aprendemos a confiar em Deus, lembrando de todas as coisas que Ele já fez no passado. Se Deus sempre foi fiel, Ele vai continuar nos ajudando, mesmo no deserto. Na hora mais difícil, quando não vemos a saída, descobrimos se realmente cremos em Deus.

36 E os homens que Moisés mandara para espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, difamando a terra, 37 Aqueles mesmos homens, que difamaram a terra, morreram da praga perante o Senhor.

Os hebreus correm apavorados. Bina se agarra em Corá, em pânico. Uma fenda enorme começa a se abrir como se tivesse sendo rasgada, até chegar aos pés de Datã, Abirão e Corá, que grita desesperado até cair, agarrado à mulher. Os demais 250 rebeldes vão sendo engolidos pela terra, em meio a gritos de pânico.

Segundo o Bispo, calçar os pés com a preparação do Evangelho da paz significa estar protegido e alicerçado na Palavra e não em cima de filosofias, doutrinas ou instituições humanas. Calçar os pés é para proteção, para que você tenha estabilidade, firmeza. Para que você não venha escorregar, ser ferido, mancar.

Tudo começou nos anos 60, quando havia muitas casas que não tinham pisos no chão. O chinelo era muito usado para impedir que os pés ficassem sujos por causa do chão sem proteção. Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés.

O único versículo em que a Bíblia fala sobre tatuagem está no livro de Levítico no Antigo Testamento. O texto bíblico diz: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19:28).

É a necessidade de vangloriar-se, de ostentar, de se exibir. Ter vaidade é ter como princípio a ostentação, a exibição exagerada da sua riqueza, de suas qualidades e capacidades físicas ou intelectuais.