Porque às vezes se diz que alguém e sem cultura?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A ideia de cultura é comumente associada à erudição ou intelectualidade. Afirmar que alguém “não tem cultura”, geralmente, é o mesmo que dizer que a pessoa é ignorante ou não possui conhecimentos que são considerados de maior refino.

Saiba o que significa ter cultura.
Uma pessoa culta pode ser alguém com gostos ecléticos para a leitura, que assiste a filmes clássicos e bem escritos e que aprecie arte de requinte. Ter cultura também quer dizer ter conhecimento sobre o mundo e seus idiomas, entender a política e saber um pouco de história geral.

Além disso a cultura permite ao Homem dar novo significado e novas formas às produções já existentes. Isso porque o Homem, por ser cultural, consegue fazer escolhas e perceber os rituais que existem nas diferentes manifestações culturais.

Como você viu no resumo acima com o professor Alan, quando falamos “fulano não tem cultura”, querendo dizer que esta pessoa não tem estudo ou educação, estamos utilizando o sentido de cultura como civilização.

Explicação: "Fulano não tem cultura" é um termo usado pra dizer a alguém que ele não tem muito conhecimento comum, por exemplo não sabe o que é cultura, no caso a pessoa não gosta de capoeira pq pensa ser um ritual à macumbaria, mas ela nem se quer sabe nada sobre a origem da capoeira, isso também se chama ignorância, ...

"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

A principal diferença entre os animais e os seres humanos consiste que animais são seres naturais, os humanos são seres culturais, que possuem hábitos e desenvolvem diferentes significados.

Todos os indivíduos, todos os seres humanos tem cultura, no entanto, cada cultura é diferente da outra, mesmo povos ditos incivilizados tem cultura, pois a cultura não baseia-se somente na linguagem escrita, e, como é herança social é transmitida de geração em geração.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

Resposta: A ideia de cultura é comumente associada à erudição ou intelectualidade. Afirmar que alguém “não tem cultura”, geralmente, é o mesmo que dizer que a pessoa é ignorante ou não possui conhecimentos que são considerados de maior refino.

Cultura não é só aquilo que você conhece e gosta — é tudo que caracteriza diferentes formas de existir. Cultura engloba as religiões, as comidas, as formas que nos vestimos, os idiomas, as músicas e, principalmente, é diferente em cada pedacinho do mundo.

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.