Porque asiáticos não tem cc?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Foto: iStock. Os asiáticos transpiram, mas dependendo a etnia, eles não chegam a exalar mau odor (“cecê”). Segundo cientistas japoneses, todos os chineses e coreanos da etnia Han não apresentam cecê. A maioria dos mongóis também não.

Existem pessoas na China que nunca usaram desodorante. Isso quer dizer que os chineses não transpiram? Eles transpiram sim, mas dependendo da etnia a que pertencem, muito provavelmente não exalam o odor que os brasileiros apelidaram de "cê-cê".

RIO - Uma nova pesquisa mostra que 2% das pessoas têm uma versão particular de um gene que faz com que não produzam odor nas axilas. Ainda assim, 75% delas usam desodorante desnecessariamente, impelidas por razões socioculturais.

O problema do desodorante é que ele é uma imposição cultural. 78% dos europeus brancos que possuem apenas a variante “sem cecê” do ABCC11 em seu genoma (homozigóticos) usam desodorante mesmo assim, e a maior parte deles provavelmente não imagina que poderia ficar sem roll-ons e aerosóis.

Isso acontece, porque as asiáticas querem ter a pele o mais saudável possível, para que não precisem usar muitos produtos de maquiagem para cobrir imperfeições como as manchas.

Por que as vendas de desodorante são tão baixas na China e em outros países da Ásia. Turistas ocidentais que visitam a China podem se surpreender ao tentar comprar um simples desodorante nos supermercados ou farmácias locais: é raro encontrar o produto nas prateleiras.

A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.

O mau cheiro nas axilas e nos pés é conhecido por bromidrose e é causado pela decomposição do nosso suor pelas bactérias que estão na nossa pele. Tratamentos locais com sabonetes antissépticos, antibióticos e desodorantes antiperspirantes ajudam muito a vencer esse incomodo.

A Rexona é uma marca da empresa Unilever. Na Grã-Bretanha a marca é conhecida como Sure, nos EUA como Degree, no Japão como Rexena e na África do Sul como Shield.

Conhecida como Rexona no Brasil, Portugal e em vários países, a marca também é comercializada como Sure no Reino Unido e Irlanda, Degree nos Estados Unidos e Canadá, Rexena no Japão e Coreia do Sul e Shield na África do Sul.

Cinco Dicas para acabar com o Cecê – mau cheiro nas axilas
Na hora do banho utilize um sabonete específico para as axilas. Hoje, os sabonetes antissépticos podem ser encontrados com facilidade em farmácias e nos melhores supermercados. Lave bastante (se possível três vezes ao dia) e seque a área o máximo.

O médico, no entanto, alerta: “Não se pega cecê de outras pessoas, as bactérias que o causam são próprias do organismo de cada um”, explica. Ele afirma que o odor não pode ser considerado uma infecção.

Não se pode também deixar de registrar que a cor branca reflete o calor do sol, em vez de absorvê-lo. É por isso que negro, em geral, é catinguento, porque sua muito e, não tomando a quantidade diária certa de banhos, acaba fedendo mais do que o recomendável.

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, concluíram que menos de 1% da população coreana possui ABCC11, um dos principais genes responsáveis pela transpiração.

Na Antiguidade, os egípcios resolviam o mesmo problema com banhos frequentes que eram acompanhados pela ação adstringente de óleos, gorduras e sabões aromatizados. Por outro lado, os romanos tentavam tapear o mau cheiro com pequenas almofadas que eram colocadas junto às axilas.