Porque cachorro não pode cruzar com irmão?

Perguntado por: lpaz5 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Pode fazer o cruzamento de cachorro parente? Não, essa prática não é indicada. Mães, pais ou irmãos, por exemplo, não devem ser cruzados. Há um risco maior dos filhotes terem órgão malformados ou doenças de origem genética.

O cruzamento entre cachorros irmãos pode ter benefícios científicos quando feito de maneira estruturada e extremamente controlada. Mas de maneira geral, o cruzamento entre dois cães irmãos é algo totalmente ruim. Tutores não devem, em hipótese nenhuma, deixar cachorros irmãos cruzarem. No entanto, não se preocupe.

Endogamia em cachorros
A endogamia é quando se cruzam entre si membros de uma mesma família (humana ou animal), ou um grupo social muito reduzido. O empobrecimento genético desses cruzamentos, muito ocasionalmente gera seres bonitos, e muito mais habitualmente, seres aberrantes.

Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável. Miraglia explica que há três tipos de reprodução entre os cães. No out-cross são dois cães sem relacionamento genético.

Os cachorros irmãos podem cruzar e acabar gerando filhotes de baixo peso ao nascimento e menor taxa de sobrevivência. Mesmo que o pet nasça com saúde e se mantenha assim nos primeiros anos de vida, as chances de ter algum problema no futuro — como câncer, doenças autoimunes e baixa fertilidade — são maiores.

O acasalamento de animais com alto grau de parentesco (pais e filhos, irmãos ou meio-irmãos). Tio com a sobrinha, tia com o sobrinho e primos irmãos, são considerados por alguns inbreeding e por outros line-breeding.

Consequentemente, você pode cruzar cachorro mãe e filho, mais saiba que aumentam as chances de um filhote nascer com alguma doença genética, especialmente as recessivas comuns da raça.

Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Apesar de conviver com os irmãos de uma mesma ninhada por várias semanas na barriga da mãe e na fase da amamentação, um cachorro não consegue reconhecer um irmão se encontrá-lo depois de separado de sua família.

Os animais possuem uma quantidade diferente de cromossomos, incluindo os cachorros e por isso a reprodução é inviável. Existe também problemas anatômicos pois a mulher não consegue desenvolver proteínas e hormônios capazes de nutrir o feto. Portanto, não é possível um humano (mulher) engravidar de um animal (cachorro).

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

Mas o que muita gente não sabe é que esse comportamento canino – que pode ser tão constrangedor às vezes – é algo normal tanto para cachorros machos como para as fêmeas e nem sempre está ligado ao desejo de acasalar.

A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.