Pode cruzar irmão com irmão cachorro?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Muitos tutores se questionam sobre se os cachorros podem cruzar com os irmãos e a resposta é bem simples e direta: cachorro não pode “cruzar” com o irmão.

Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.

"O número de cromossomos dos dois (gato e cachorro) é diferente. Cientificamente é impossível este tipo de cruzamento, mas só o exame poderá determinar isso. Tudo pode não passar de um mal entendido", disse Pacheco. A distância evolutiva entre os bichos é a maior que pode existir entre dois mamíferos carnívoros.

Como o cruzamento consanguíneo faz com que os filhotes nasçam mais parecidos com seus pais, que são parentes, criadores fazem este tipo de reprodução de uma maneira frequente. No entanto, quanto maior é a proximidade familiar de dois animais, maior o risco de um filhote nascer com alguma doença.

Entretanto, essa prática não é aconselhada, visto que filhotes dessa ninhada podem ter mais chances de apresentar problemas de saúde como órgãos mal formados e herdarem doenças genéticas que podem se manifestar ao longo da vida do pet, prejudicando sua qualidade de vida.

O cruzamento entre cachorros irmãos pode ter benefícios científicos quando feito de maneira estruturada e extremamente controlada. Mas de maneira geral, o cruzamento entre dois cães irmãos é algo totalmente ruim. Tutores não devem, em hipótese nenhuma, deixar cachorros irmãos cruzarem. No entanto, não se preocupe.

Cães que tem uma rotina muito solitária em casa, com poucos estímulos, interações e atividades físicas e mentais, ou que vivem uma mudança de ambiente e da própria rotina podem desenvolver o comportamento de monta.

A necessidade de reprodução sexual é um instinto presente em todos os animais, inclusive nos cachorros, para garantir a sobrevivência da espécie. Ainda filhotes, os cães simulam os movimentos de um ato sexual entre os irmãos, como forma de treino.

Os animais possuem uma quantidade diferente de cromossomos, incluindo os cachorros e por isso a reprodução é inviável. Existe também problemas anatômicos pois a mulher não consegue desenvolver proteínas e hormônios capazes de nutrir o feto. Portanto, não é possível um humano (mulher) engravidar de um animal (cachorro).

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

Mesmo que sejam criados juntos desde pequenos, isso pode ocorrer. No entanto, por questões genéticas, não é indicado. Quando uma gatinha fica gestante de um parente, há mais riscos de ter filhotinhos com problemas de formação.

Não é não. Parentes próximos – sejam gatos ou cães – por razões genéticas, não devem ser acasalados porque os filhos terão grande chance de nascer defeituosos.

A relação incestuosa - quando parentes, consanguíneos ou afins, mantêm relações sexuais - não é considerada crime no Brasil, a não ser quando envolve menores de 14 anos. O Código Civil apenas proíbe as uniões civis entre parentes.

Na relação fraterna, há uma multiplicidade de vínculos e arranjos com diferentes padrões de relacionamento que podem ser positivos ou negativos. Por meio do vínculo fraterno, os indivíduos podem elaborar a diferenciação entre si a partir da identificação e do conhecimento do irmão como outro sujeito.