Porque Deus mudou o nome de Josué?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Ao nascer, Josué recebeu o nome de Oseias (hebr. Hishea, “salvação”; Nm 13.8), mas Moisés o chamou de Josué (hebr. Yehoshua, “o Senhor salva”; Nm 13.16).

Ele era leal, abnegado, dava tudo de si e não media esforços para cumprir o que Deus queria que ele fizesse.

O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade. Por isso alguns estudiosos considerem a possibilidade de ele ter sido treinado militarmente pelo exército de Faraó. Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando ele recebeu a Lei no Monte Sinai.

1245 a.C.

Josué morre nos braços de Aruna após declarar o seu amor.

Josué liderou em Canaã durante 25 anos, quando então morre. Inicia-se para o povo de Deus um período de anarquia, de cisão e guerra entre as tribos de Israel e entre os próprios irmãos de sangue. Israel sem uma unidade coesa e mesmos sentimentos passa a ser vulnerável e invadida pelos povos vizinhos.

Moisés viveu até os 120 anos (Deuteronômio 34:7) e Josué viveu até os 110 (24:29).

O que significa ser forte? Parte de ser forte e corajoso significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios diante dele. Mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé.

Josias percebeu que o povo não estava obedecendo ao Senhor e rasgou suas vestes como sinal de angústia e de remorso. Deus aceitou este comportamento como sinal de seu arrependimento e ouviu sua oração (2 Reis 22:11,18-20).

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

“Santificai-vos, porque … o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida.

Rei Adonizedeque envia uma carta contando que os estrangeiros os enganaram. Após receberem os estrangeiros no acampamento hebreu, Josué recebe uma carta do rei Adonizedeque contando a verdade sobre os reis cananeus.

Josué faz divisão de terras de Canaã entre as tribos após ordem de Deus.

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

“Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse aos olhos dos israelitas: 'Sol, detém-te em Gibeom, e tu, Lua, no vale de Aijalom. E o 'Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher?

Por causa disso, o Senhor declarou que eles peregrinariam pelo deserto por 40 anos.