Porque Dionísio é o deus do teatro?

Perguntado por: ecunha8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Dioniso era considerado o deus do teatro. Dioniso era um deus fortemente cultuado entre os gregos, sendo seu culto marcado por rituais que envolviam o consumo desenfreado de vinhos, transes e orgias. As festas prestadas a esse deus ficaram conhecidas como bacanais, porque Dioniso era nomeado pelos romanos como Baco.

Dionísio era filho de Zeus, o mais poderoso dos deuses, e de Sêmele, uma mortal. Assim, ele era um semideus. Sua mãe morreu no momento em que deu à luz, vítima da ira de Hera, a esposa de Zeus.

Na mitologia romana, Dioniso tornou-se Baco, que se transforma em leão para lutar e devorar os gigantes que escalavam o céu e depois foi considerado por Zeus como o mais poderoso dos deuses.

Dioniso era considerado o deus do teatro. Dioniso era um deus fortemente cultuado entre os gregos, sendo seu culto marcado por rituais que envolviam o consumo desenfreado de vinhos, transes e orgias.

O teatro possuí 78 fileiras de assentos em pedra e oferece lugar para 17.000 espectadores. A primeira fileira, com 67 lugares em mármore, era reservada aos dignitários presentes. O koilon está disposto em semi-círculo ao redor da primeira orquestra, onde aconteciam as danças e cantos do coro.

Dioniso e Atenas foram responsáveis pelo nascimento do teatro. O deus e a pólis de Atenas o criaram, lugar das primeiras encenações de Téspis e, posteriormente, lugar onde foram encenadas as tragédias e as comédias.

O deus do vinho e da vinha na antiga Grécia, a divindade campestre por excelência, era filho de Zeus e de Sémele, uma princesa de Tebas (Grécia), filha de Cadmo e Harmonia. Tem um correspondente romano, Baco. Frequentemente, os gregos apelidavam-no de "deus com cornos de touro", por assumir a forma animal.

Segundo os textos gregos, as ménades utilizariam os tirsos como uma espécie de arma, sendo conhecidos os cortejos frenéticos em honra a Dionísio (os tíasos) aos quais estas se entregavam. Tem sido sugerido que o tirso teria um carácter fálico, sendo a pinha um símbolo para o sémen.

“Foi então que Téspis falou: Eu sou Dionísio.

Dionísio vem do latim Dionisius, que procede do grego Dionysios ou Diónysos, o deus do vinho e das festividades — os romanos o conheciam por Baco.

O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores.

As Festas Dionisíacas eram celebrações de caráter cívico-religioso, ou seja, conciliavam aspetos da política e da identidade de Atenas, servindo como fator de agregação da sociedade ateniense.

Na mitologia grega, Apolo e Dionísio são ambos filhos de Zeus. Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos. Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza.

Os Filhos de Dionísio
Aparência: Bem bochechudos, alguns podem ser gordinhos, como querubins, as maçãs do rosto estão sempre rosadas, como os lábios levemente carnudos. Os cabelos são totalmente cheios e cacheados.

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

Dionísio

Origem do Teatro Grego
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio. Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho.

Em suas origens, teatro esteve diretamente ligado com a religião, o povo acreditava que através das encenações era possível invocar os deuses e manipular as forças da natureza. Usavam máscaras e fantasias, cantavam, dançavam e encenavam mas não travavam diálogos.

Inicialmente os cidadãos da Grécia antiga sentavam na colina para adorar o deus Dionísio. No momento da Peisistratus, as primeiras celebrações apresentadas eram em honra do deus, as representações eram mímicas e danças que mais tarde, se tornariam as primeiras manifestações teatrais em Atenas.

As duas máscaras, de triste e feliz, são o símbolo do teatro. Elas simbolizam o “Em Si universal”, resumindo todos os sentimentos e manifestações humanas.