Porque não pode emprestar dinheiro?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

E daí surge a dúvida: emprestar o dinheiro ou não? Bom, especialistas em finanças dizem que não. Em geral, quando alguém tem um montante de dinheiro para emprestar, isso significa que essa pessoa se esforçou em alguma medida para manter essa reserva.

Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado. Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Neste trecho de Deuteronômio, Deus diz para os Israelitas não cobrarem juros entre eles.

A Agiotagem ou também conhecida PRÁTICA ONZENÁRIA é a prática de empréstimos de dinheiro a juros extorsivos, com o objetivo de obter lucros altos! Emprestar dinheiro, mediante cobrança de juros, sem autorização do Banco Central, é prática criminosa prevista na Legislação Pátria, como vimos acima.

“Todo credor que tenha emprestado alguma coisa a seu próximo, perdoará o que tiver emprestado. Não explorará seu próximo, nem seu irmão, porque terá sido proclamado um perdão geral em honra de Javé” (Dt 15,2).

O que acontece é que a prática de empréstimo entre pessoas físicas não é proibida, mas pode se tornar crime quando feita da forma errada. Quando uma pessoa decide emprestar dinheiro para um amigo, os juros implicados na transação não podem ser abusivos, ou seja, acima da faixa legalmente permitida.

E a sinceridade é sempre o melhor caminho. Se não pode emprestar a soma, diga não. Mas de uma forma que gere empatia. Uma boa conversa pode amenizar a vergonha de quem está precisando do dinheiro e proteger a relação com o familiar.

Precisar de dinheiro emprestado em um momento de aperto não é pecado nenhum. Fazendo bem as contas e sabendo que pode honrar com o compromisso, pode ser saída para um momento de crise.

A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.

1 – TUDO VEM DE DEUS – Aquele que confia nas suas riquezas cairá (Provérbios 11:28). O dinheiro é muito importante em nossas vidas, diria até fundamental para determinadas coisas.

7 O rico domina sobre os pobres, e o que atoma emprestado servo é do que empresta.

A prática de solicitar um empréstimo com agiota, apesar de tentadora, é ilegal, perigosa e conta com juros altíssimos. Entenda porque você deve fugir dessa promessa de “dinheiro urgente”!

A regulação exige que para pessoa efetuar esse tipo de empréstimo, é necessário que seja feito sob o intermédio de um banco, fintech ou financeira autorizada para atuar como SEP.

O governo Federal disponibilizou pela Caixa Econômica Federal, via aplicativo Caixa Tem, uma nova modalidade de empréstimo. Os cidadãos podem solicitar empréstimo no valor de até R$1.000, até mesmo para quem esteja negativado. No caso de MEIs, o valor disponível é de até R$ 3 mil.

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Emprestar dinheiro acaba com a amizade? Não, mas não devolver o dinheiro e não ter coragem de pedir o dinheiro de volta pode acabar com uma amizade, porque fica aquele negócio na garganta, aquela raiva vai crescendo e aí acaba com a relação.

Aquele que empresta dinheiro a um indivíduo ou a uma instituição, se chama credor, pois ele "crê" que receberá seu dinheiro de volta.

verbo transitivo direto e bitransitivo Ceder ou confiar a alguém certa quantia de dinheiro, mediante pagamento de juro: agiota emprestava dinheiro aos fiéis com juros muito altos.

Se a negativa estiver na ponta da língua, recusar é mais fácil do que mostrar hesitação e abrir um flanco para que insistam e te convençam a emprestar quando não quer. De cara, pergunte qual a previsão para devolver – deixando claro que há um prazo sim, e que você conta com essa grana de volta.