Porque eu gosto de dançar?

Perguntado por: greis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Pode-se afirmar que sim, pois a dança é uma expressão artística que estimula diversos sentimentos em quem dança, como a felicidade. A dança é compreendida como uma forma de expressão humana artística e é classificada como uma arte cênica.

Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.

Colocar o corpo em movimento ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo.

A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.

Melhora o humor e a autoestima
A dança não é só uma atividade física, ela também é interação e expressão. Assim, dançar faz bem para o estado psíquico, ao promover a sociabilização e o estímulo da concentração, já que o foco se volta totalmente para os movimentos, ritmos e interação.

Bailar é preciso: experimente 5 vantagens
Por isso, não importa a sua idade, descubra o seu tipo de dança preferido e veja mais razões para bailar: Aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a saúde do sistema cardiovascular. Ajuda a combater a depressão. Eficaz para perder calorias e fortalecer os músculos.

Significado de Dançando
Dançando vem do verbo dançar. O mesmo que: bailando, oscilando, afrouxando, morrendo, falecendo.

Além de ser uma atividade divertida, dançar também queima calorias, combate o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar. Dependendo do ritmo, a dança pode também fazer bem para o coração e para o condicionamento muscular, além de melhorar alongamento, flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora.

As escolas de dança, costumar estabelecer idades mínimas para iniciar as aulas, 03 anos para o baby class, assim que desfraldar e entre 05 a 07 anos é uma boa hora para iniciar nas outras atividades kids, como street dance, jazz ou dança do ventre.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

Vamos dançar? Veja 6 benefícios da dança para saúde do seu corpo e mente

  • Ajuda a manter o peso corporal saudável.
  • Melhora o condicionamento físico.
  • Trabalha a musculatura.
  • Ajuda a tratar e a prevenir doenças.
  • Faz bem para a mente.
  • É uma atividade prazerosa.

“Podemos citar a melhora da qualidade de vida, o aumento da autoestima e da autoconfiança como alguns benefícios. E como a dança é uma forma de expressão das emoções, ela também consegue contribuir para o tratamento de ansiedade, estresse e até depressão”, explica a psicóloga.

Benefícios da dança para o corpo

  • Estímulo para o cérebro e para a memória. Os movimentos realizados no decorrer de uma dança trazem uma série de efeitos benéficos para o cérebro. ...
  • Combate a depressão. ...
  • Melhora a postura. ...
  • Tonifica os músculos. ...
  • Favorece a perda de calorias.

Dançar emagrece muito sim! Mas não é só isso, a atividade que além de física é artística, pode oferecer uma série de vantagens para a saúde. Entre elas, modelar as curvas, ao tonificar as pernas, e melhorar a postura e a musculatura inferior do corpo.