Porque eu sinto um vazio dentro de mim?

Perguntado por: rmata9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

De acordo com os profissionais, a sensação de vazio se trata da consequência da falta de contato com algo que proporciona prazer para a pessoa. Isso pode acontecer principalmente quando a pessoa leva uma vida indesejada em todos os campos, seja profissional ou sentimental, familiar, etc.

É mais um desânimo, uma desmotivação, a sensação de carregar um peso invisível e constante, um coração apertado, respiração difícil e uma alma vazia em um corpo que luta para se reencontrar, que há muito tempo não se vê, não se sente… É doído.

A sensação de irrealidade, angústia, vazio, sensação que está separado do corpo, dentre outros sintomas, geralmente estão associados a quadros ansiosos e depressivos, chamados de despersonalização e desrealização. A despersonalização faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada.

Mas quando nos sentimos tristes por muito tempo e isso passa a afetar nosso dia a dia, pode ser que esse seja um sinal de alerta para depressão. As causas da depressão podem ser genéticas, alterações de neurotransmissores, doenças crônicas, traumas, abuso de álcool e outras drogas.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).

7 sinais de uma crise existencial

  1. Ansiedade. A ansiedade é um sintoma normal nos seres humanos e pode surgir em diversas ocasiões. ...
  2. Cansaço mental. ...
  3. Necessidade de ficar sozinho. ...
  4. Desânimo e pessimismo. ...
  5. Sentimento de incapacidade. ...
  6. Alterações de apetite e de sono. ...
  7. Ausência de perspectiva de futuro.

A crise existencial é um momento de questionamento sobre vários aspectos da vida, como a própria existência, o lugar no mundo, a função nos contextos em que você se envolve, o propósito da vida e o motivo de estar aqui. A pessoa faz uma certa revisão da vida, repleta de dúvidas, angústias e incertezas.

Pode ser definida como a ausência de satisfação pessoal, quando nos deparamos com nossa própria fragilidade. O surgimento da Tristeza está associado a situações de perdas, sofrimentos, decepções, angústias.

A necessidade de amor, aceitação e valoração da pessoa que somos é básica e por isso quando sentimos que não estamos sendo vistos ou reconhecidas temos a sensação de não pertencer e, às vezes, a partir da avaliação do outro, passamos a desconfiar de nós mesmos.

O que a ansiedade pode causar no corpo? Os efeitos da ansiedade não são sentidos somente a um nível emocional. O funcionamento do corpo também é impactado por esse sentimento. Você já deve ter percebido certo desconforto físico em momentos de apreensão, como coração acelerado, náusea e tremores nas mãos e pernas.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga. Caso a pessoa apresente pelo menos dois desses sintomas por 14 dias, é sinal de que algo não vai bem.

Os principais sintomas da anedonia são:

  1. a perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente;
  2. dificuldades de concentração;
  3. alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo;
  4. e a diminuição ou perda da libido.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

Sentimento de vazio: o que fazer?

  1. Entenda mais sobre o sentimento de vazio.
  2. Busque se conhecer melhor.
  3. Evite comportamentos compulsivos e autodestrutivos.
  4. Engaje-se em atividades prazerosas saudáveis.
  5. Tenha objetivos e descubra um sentido maior.

Há uma série de sentimentos que surgem ao experimentarmos a condição de vazio interior. Uma visão ocidental e cristã atribui esta condição totalmente humana a algo muito ruim, e relaciona à solidão e à depressão, ou ainda a uma sensação de não pertencimento e até alienação.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Como vimos, existem diversas causas para esse problema e, por isso, abaixo vamos listar algumas dicas para vencer o desânimo.

  1. Estabeleça metas. ...
  2. Registre seus resultados. ...
  3. Compartilhe seus problemas. ...
  4. Tire um tempo para descansar. ...
  5. Se alimente bem. ...
  6. Pratique exercícios físicos.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.