Porque FIFA Mobile não têm times brasileiros?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

O campeonato brasileiro, antes conhecido como “Liga do Brasil”, não faz parte de Fifa 23. Clubes só estão no game por participarem de torneios continentais. Elencos seguem genéricos. A Electronic Arts removeu a liga brasileira de clubes de Fifa 23.

O Fifa 22 conta com 13 clubes brasileiros na Liga Brasileira, com jogadores genéricos e por esse motivo, o modo Ultimate Team e demais não oferecem cartas de jogadores nacionais.

Confira todos os clubes brasileiros do FIFA 23:

  • América-MG.
  • Athletico-PR.
  • Atlético-MG.
  • Corinthians.
  • Flamengo.
  • Fortaleza.
  • Palmeiras.
  • RB Bragantino.

Além das seleções nacionais, compostas por elencos genéricos, o futebol brasileiro não terá uma liga própria no game. Com a saída da Liga do Brasil, a presença de clubes no Fifa 23 está limitada aos times que participam da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana.

Isso acontece porque a CBF não é uma das confederações que fazem parte do FIFPro, assim, tanto a Konami quanto a EA Sports não podem utilizar essa licença em nosso país.

* Não faz parte do Fifa 23 por falta de licença de uso.

O Verdão só está presente em Fifa 22 por sua participação na Libertadores de 2021. Por ter um acordo com a Conmebol, a EA pode usar os participantes do torneio continental, mas de forma limitada. O Verdão só pode ser selecionado ou participar em modos de jogo que envolvam a Libertadores.

Crie um Torneio

  1. Você verá a tela de busca de torneio após tocar no menu Torneios.
  2. Toque em Procurar Oponente para definir seu time e escolher quais pessoas da liga vão jogar no torneio.
  3. Comece sua busca por uma liga adversária.

Isso acontece porque a CBF não é uma das confederações que fazem parte do FIFPro, assim, tanto a Konami quanto a EA Sports não podem utilizar essa licença em nosso país.

São Paulo, Flamengo e Corinthians são parceiros especiais de eFootball PES 2021, portanto não podem aparecer nesta liga. As três equipes da Série A do Brasileirão que ficam do fora de Fifa 21 são Sport Recife, Red Bull Bragantino e Corinthians, por falta de licença ou por não estarem disputando torneios continentais.

Times que tem exclusividade com a Konami – como Flamengo, Corinthians e São Paulo – não devem aparecer no FIFA 21, nem mesmo na versão da Copa Libertadores do game.

Será possível usar essas equipes no Modo Carreira, mas não no Ultimate Team. Assim como ocorreu no FIFA 20, times brasileiros estarão no FIFA 21 por meio da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, listados dentro da bandeira Conmebol.

Já Red Bull Bragantino e Corinthians entram pela CONMEBOL Copa Sul-Americana. Por estarem na edição deste ano dos torneios continentais, a EA tem a permissão de usá-los (todos com elencos genéricos). América-MG e Sport não estão presentes em Fifa 22.

São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Vasco e Flamengo não estão no Fifa 19 por também serem exclusivos do PES. Os jogadores são genéricos nos clubes brasileiros desde o Fifa 16. A última versão do game que teve licença de times e atletas do Brasil foi no Fifa 14.

Com isso, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, entre outros times, são compostos por nomes como como Oswaldinato, Formosandrinho, Prazeracinho e mais "craques".